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Phygital

O neologismo phygital, junção das palavras em inglês physical e digital, significa a integração de estratégias de venda presenciais e online em uma mesma jornada de compras. Isso quer dizer novos formatos e pontos de contato com o consumidor, que…

Plataforma de automação de fidelização

Plataformas de automação de fidelização são softwares de gestão de programas de fidelidade, de incentivo ou outras iniciativas de Loyalty que também podem interagir com outras aplicações, como o CRM da empresa. Há atualmente inúmeras soluções…

Pontos (programa de pontos)

O programa de pontos (ou qualquer outra moeda de acúmulo) é uma das mais simples e reconhecidas ferramentas de fidelização. Possui características gamificadas que incentivam o retorno do consumidor pelo acúmulo de pontos a cada compra ou interação…

Premiação

Premiação é o reconhecimento da excelência de alguém em algum campo. Com a gamificação nos programas, é comum o reconhecimento dos participantes por badges ou rankings. Na fidelização, porém, o termo premiação virou sinônimo de recompensa.…

Programa B2B

Business-to-business (B2B) se refere ao relacionamento entre organizações, quando os produtos e serviços são comercializados entre elas, sem envolver diretamente o consumidor final. Um programa B2B, portanto, tem por objetivo reconhecer e recompensar…

Programa B2C

Business-to-consumer (B2C) é o relacionamento entre as empresas e seus consumidores finais. Assim, os programas de fidelidade, relacionamento ou qualquer estratégia de atração, retenção e fidelização de clientes entram nesta categoria. Abordamos…

Programa B2E

Business-to-employee (B2E) diz respeito à relação entre a organização e seu público interno. Por exemplo, quando a empresa desenvolve ações para aumentar o engajamento de sua equipe de vendas. Aqui entram todas as ações de incentivo a comportamentos…

Programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é uma série de iniciativas coordenadas, com regras claras, para recompensar ou reconhecer um cliente assíduo (os benefícios podem ser tangíveis e intangíveis) e estimular a recorrência de outros consumidores. Mas seu escopo…

Programa de fidelidade pago

O programa de fidelidade pago ou premium é voltado aos consumidores de uma marca dispostos a pagar uma taxa ou mensalidade em troca de benefícios ou experiências exclusivas, ou ainda produtos diferenciados. Ele tem semelhanças com os serviços (e…

Programa de incentivo

Programa de incentivo são ações planejadas para estimular determinados comportamentos das equipes de colaboradores, funcionários, parceiros, canais de vendas ou representantes de empresas. Sua estratégia deve ter claros os objetivos e o público-alvo,…

Programa de relacionamento

Um programa de relacionamento foca primordialmente no aspecto emocional das partes envolvidas. Ainda que possua também um sistema de recompensa e reconhecimento, ele vai além do transacional, com cuidado na personalização e comunicação. É útil…

Recompensa

A recompensa é uma forma de vantagem que uma pessoa faz jus após cumprir com determinadas regras, sejam o acúmulo de pontos ou certas ações. Ela é impessoal (igual para todos), racional (em geral, de natureza econômica) e condicional (faça isso…