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Advocacy marketing

Advocacy marketing é uma estratégia que visa a identificar consumidores mais engajados com uma marca e incentivá-los a utilizar seu poder de persuasão entre seus pares. Com o alcance massivo das redes sociais e espaços de opinião e reviews sobre…

Alavancas de fidelização

Alavancas de fidelização são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos, como programas de pontos, descontos, selos colecionáveis, reconhecimento, badges etc. Elas também são comumente chamadas de motores de incentivo ou ferramentas…

Barreiras de saída

Barreiras de saída são táticas utilizadas por empresas para desestimular o cancelamento de serviços (continuados, em geral). Podem ser renegociações ou descontos (com períodos mínimos de permanência), mas também multas por desistência (formato…

Benefícios

Benefícios são as vantagens oferecidas pelas empresas aos participantes de programas de Loyalty (sejam de fidelidade, incentivo ou outros). Podem ser tangíveis e econômicos (brindes, descontos, cashback etc.); e intangíveis e emocionais (exclusividades,…

Bounceback

O bounceback é um cupom ou voucher de desconto para a próxima compra do cliente na loja ou em parceiros. Ou seja, uma porcentagem ou valor de abatimento futuro a partir de uma compra recém feita. Em uma estratégia de Loyalty, também pode ser utilizado…

Breakage (em Loyalty)

A taxa de breakage aponta o percentual de pontos ou milhas que os participantes de um programa de fidelidade não resgataram ou deixaram expirar. Ainda que não se traduza em gastos, é uma medida que aponta a falta de engajamento do cliente com o programa…

CAC (custo de aquisição de clientes)

O CAC (custo de aquisição de clientes) determina quanto o marketing e o setor de vendas de uma empresa gastam para trazer novos consumidores em um determinado período de tempo. Esse valor nunca pode ser maior que o do lifetime value. Sua fórmula é:…

Cashback

Devolução ao cliente de uma porcentagem ou valor fixo em dinheiro a partir de determinada quantia gasta. Costuma ser imediato como o desconto, mas também pode ser depositado em um prazo determinado (e comunicado ao consumidor) em carteiras digitais…

Catálogo de benefícios ou recompensas

O catálogo de benefícios ou recompensas é o rol de opções que os participantes de um programa de fidelidade possuem para a troca de seus pontos, milhas etc (podendo também complementar certos resgates com dinheiro). Em geral, trata-se de uma plataforma…

Centralidade no cliente (customer centricity)

A centralidade no cliente (customer centricity) é a capacidade de uma companhia de entender e suprir as necessidades, anseios, percepções e expectativas de seus consumidores. Isso demanda o foco no cliente em todas as decisões da marca e não mais…

Churn (Taxa de rotatividade)

A taxa ou índice de churn (churn rate), taxa de rotatividade ou abandono, é uma métrica eficaz e bastante utilizada pelas companhias para analisar a retenção de públicos. Ela mostra o número de clientes que deixaram a empresa num determinado período…

Clube de vantagens

Um clube de vantagens é uma estratégia de fidelização em que as empresas incentivam os consumidores a se inscreverem em um grupo, em geral gratuitamente, para receber benefícios exclusivos que vão além dos produtos e serviços ofertados por elas,…