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Termos em alta

Gamificação

O termo gamification (gamificação ou ludificação) foi criado em 2002 pelo programador e game designer britânico Nick Pelling, mas o conceito existe há séculos. A gamificação não é um jogo em si, mas a utilização da mecânica e de elementos…

Itens colecionáveis

Os itens ou selinhos colecionáveis (físicos ou digitais) são ferramentas de fidelização. De mecânica simples e lúdica, proporcionam uma experiência positiva de curto prazo com percepção clara de recompensa e sensação de reconhecimento. Além…

KPI

Sigla da termo Key Performance Indicators. São os indicadores utilizados pelas empresas para avaliar ações e alcançar objetivos. Podem ser métricas de lucratividade, qualidade, competitividade, eficiência, etc, mas com cada setor ou companhia guiando-se…

Lealdade do cliente

Lealdade do cliente é a preferência do consumidor por uma determinada marca em detrimento de outra com qualidade e preço similares ou mesmo mais barata. É, portanto, algo que toda companhia deve buscar. A lealdade do cliente ocorre quando ele entende…

Liability

O termo liability significa uma responsabilidade financeira adquirida por uma empresa. No caso da fidelização, ao emitir um ponto para o consumidor, o programa da companhia assume uma dívida, pois deve converter certo montante deles em benefícios.…

Lifetime value (LTV)

O lifetime value ou LTV (valor do ciclo de vida ou de vida útil) é uma métrica que determina o valor atribuído ao relacionamento com um determinado cliente, quanto ele gasta com a empresa em um determinado período. Por meio desse indicador é possível…

Loyalty Canvas

O Loyalty Canvas é uma metodologia criada pela Valuenet/TSI a partir do modelo Business Model Canvas para o planejamento de estratégias de fidelização de públicos. De forma visual, ela possibilita definir objetivos, públicos, custos, recursos, comportamentos…

Loyalty Marketing

Loyalty Marketing é uma estratégia para captar, reter e fidelizar clientes por meio de incentivos, engajamento e recompensas, gerando maior valor ao negócio e ao seu ecossistema. O objetivo é criar e manter relacionamentos de longo prazo das empresas…

Loyalty ou estratégia de fidelização

Loyalty ou estratégia de fidelização é o entendimento de que a lealdade dos públicos de interesse de uma empresa (sejam eles consumidores, colaboradores, parceiros) deve ser reconhecida e estimulada para que a marca consiga obter melhores resultados…

Marketing direto

O termo marketing direto pode ser entendido como uma ação direcionada utilizando uma ou mais formas de se comunicar, de forma a gerar uma reação planejada do público-alvo. Essa reação, que é mensurável e cujos dados podem ser consultados por…

Marketplace

Na acepção atual, o marketplace é um tipo de shopping center virtual. Uma mesma plataforma digital, um site, agrega diferentes marcas e produtos. Pode ser sob a bandeira de um grande varejista, um banco, ou um pool de marcas. Mediante uma taxa, pequenas…

Mecânicas de fidelização

Mecânicas de fidelização são as regras das ferramentas de fidelização. Por exemplo, o equilíbrio entre o tempo despendido pelo participante de um programa para o acúmulo necessário de pontos e a troca; ou as porcentagens e maneiras de se obter…