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Termos em alta

D2C

D2C (direct-to-consumer), ou venda direta ao consumidor, é uma iniciativa de empresas B2B para estreitar o relacionamento com o cliente final. Hoje por meio do e-commerce, os fabricantes podem vender diretamente de seus estoques, na teoria com preço…

Desconto

Desconto é um abatimento no valor do produto ou serviço. É uma das formas mais antigas e simples de interação com a clientela e uma ótima alavanca de mobilização para atrair e reativar clientes. Pode ser ofertado previamente em campanhas ou gerado…

Economia comportamental

Economia comportamental combina elementos da psicologia e da economia para entender o processo de escolha e ação do ser humano. Com base em observações empíricas, essa disciplina mostra que as pessoas estão sujeitas às emoções e à impulsividade,…

Economia da atenção

O termo economia da atenção foi cunhado pelo psicólogo, economista e prêmio Nobel norte-americano Herbert A. Simon (1916-2001), nos anos 1970. Especialista em comportamento humano e processos decisórios, ele propôs que a atenção era “o gargalo…

Endomarketing

Chama-se de endomarketing as ações de comunicação e relacionamento realizadas para o público interno (funcionários, colaboradores e parceiros) de uma empresa. A estratégia tem como objetivo garantir um bom ambiente de trabalho e fortalecer a cultura…

Engajamento

O engajamento é a medida em que um determinado público (interno ou externo) adere ou participa de iniciativas de uma empresa em uma interação positiva. Ele vai além da relação transacional, do ciclo de compras, e envolve um contato mais emocional…

ESG (Environmental, Social and Governance)

ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance. São as iniciativas e práticas das companhias em meio ambiente, impacto social e governança corporativa (ASG). Trata-se também de critérios para analisar o quanto uma empresa é responsável…

Estratégia de fidelização ou Loyalty

Estratégia de fidelização ou Loyalty é o entendimento de que a lealdade dos públicos de interesse de uma empresa (sejam eles consumidores, colaboradores, parceiros) deve ser reconhecida e estimulada para que a marca consiga obter melhores resultados…

Estratégia de relacionamento

Uma estratégia de relacionamento engloba todas as interações possíveis da marca com seus públicos-alvos, tentando eliminar fricções e focando primordialmente no aspecto emocional. Ainda assim, pode possuir também um sistema de recompensa e reconhecimento…

Ferramentas de fidelização

Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos, como programas de pontos, descontos, selos colecionáveis, badges, etc. Elas também são comumente chamadas de alavancas ou motores de incentivo.…

Fidelização de clientes

Fidelização de clientes é o conjunto de iniciativas coordenadas para atrair, reter e motivar consumidores a se transformarem em defensores da marca, incentivando não só a recorrência de compras mas um relacionamento emocional marca-cliente. Para…

First-party data

First-party data são os dados gerados pelo consumidor em todas as suas interações com a marca, sejam no site, no aplicativo ou na loja física. Portanto, são as buscas, páginas acessadas, downloads, compras, preferências, endereço. Em uma loja…