Programa de fidelidade
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Principalmente em tempos em que as empresas estão buscando intensivamente a atenção (e a carteira) de seus consumidores, criar um programa de fidelidade têm sido uma estratégia cada vez mais utilizada para tentar desenvolver vínculos e relacionamento com os públicos de interesse das organizações.

Portanto, no Brasil, isso não poderia ser diferente. Segundo um estudo global da Nielsen realizado em 2016, mais da metade (53%) dos respondentes da pesquisa são membros de pelo menos um programa de fidelidade, o maior índice entre os países da América Latina.

A verdade é que, cedo ou tarde, nós que atuamos na área de marketing de incentivo também elegemos algum programa para fazermos parte. Além disso, eles acabam se tornando referência daquilo que experimentamos em termos de mecânicas, regras, premiações, etc. Temos grandes exemplos de programas de fidelidade no Brasil. Portanto, entender as características, semelhanças e, principalmente, as diferenças entre eles, pode ajudar a trazer insights valiosos para os negócios.

Recentemente comentei em uma newsletter aqui do Tudo Sobre Incentivos que produzimos um guia que analisa alguns dos programas de fidelidade do Brasil. A princípio, a ideia basicamente, é olharmos alguns pontos, como o posicionamento do programa; as regras de pontuação, formas de uso e expiração de pontos; as premiações; os canais de comunicação usados com os participantes; como é feito o atendimento e suporte, dentre outras informações.

Assim, para deixar o material ainda mais interessante, pedimos para alguns de nossos especialistas avaliarem sua experiência com os programas. Entretanto, com um olhar de consumidor, de usuário final.

Eu mesmo avaliei mais de um da nossa lista. Conforme eu ia pensando em dar um gostinho do que vem por aí, resolvi adiantar o raio-X que fizemos de um programa de fidelidade bem conhecido: o Pontos Multiplus.

Com mais de 17,9  milhões de participantes (dados de 2017), a Multiplus se posiciona como a melhor rede de fidelidade do Brasil. Portanto, sendo um dos principais programas de coalizão nacionais – aqueles que reúnem diferentes empresas e cujos pontos acumulados em qualquer um dos parceiros podem ser usados para resgatar prêmios nos demais – não poderia faltar em nossa lista.

 


 

Características do Programa de Fidelidade
Pontos Multiplus

COMO PONTUAR

– Comprando passagens aéreas e pontos
– Usando cartão de crédito de parceiros
– Usando serviços de parceiros
– Participando do Clube Multiplus
– Pagando para renovar pontos vencidos
– Recebendo transferência de pontos

VIGÊNCIA DOS PONTOS

– Pontos com validade de 2 anos (da data da transação)
– Pontos vencidos podem ser renovados (180 dias)
– É possível transferir pontos (com custo)
– Os pontos dos cartões Multiplus Itaú Mastercard Black não expiram (desde junho/17)
– Regras para acumular diferenciadas, de acordo com o parceiro e promoções

PREMIAÇÕES & BENEFÍCIOS

– Passagens aéreas (em mais de mil destinos)
– Catálogo de prêmios com mais de 400 empresas parceiras

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

– Site e aplicativo (IOS e Android)
– Redes sociais exclusivas do programa (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn)
– Blog: Multiplus Histórias
– SMS, e-mail e notificações push

SAC & SUPORTE

– Telefone (custo de ligação local)
– E-mail e área Fale Conosco
– Twitter Multiplus Atende

E mais algumas informações que estão disponíveis exclusivamente em nosso material. Acesse:

 

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Rafael Assunção

Empreendedor com mais de 20 anos no mercado e amplo conhecimento em CRM, ERP e Loyalty Marketing. Também atua como investidor-anjo e mentor de Startups, função que lhe rendeu três indicações consecutivas à categoria melhor mentor no Startup Awards, promovido pela Associação Brasileira de Startups.