First-party data
First-party data são os dados gerados pelo consumidor em todas as suas interações com a marca, sejam no site, no aplicativo ou na loja física. Portanto, são as buscas, páginas acessadas, downloads, compras, preferências, endereço. Em uma loja…
Freemium
Freemium é um neologismo que designa as vantagens, produtos ou serviços gratuitos de uma empresa - como suas iniciativas de fidelização - em contraponto às opções premium, em geral, pagas. Fazem parte de estratégias de Loyalty em camadas (tiers)…
Gamificação
O termo gamification (gamificação ou ludificação) foi criado em 2002 pelo programador e game designer britânico Nick Pelling, mas o conceito existe há séculos. A gamificação não é um jogo em si, mas a utilização da mecânica e de elementos…
Golden record
O customer golden record é a estruturação em uma base única de dados do cliente obtidos de diferentes fontes, digitais ou físicas (CRM, setor de vendas, atendimento ao consumidor, redes sociais, ERP etc.). Isso pode ser feito por meio de uma plataforma…
Incentivo
Incentivo é algo que encoraja as pessoas a realizar ou evitar ações. Baseada na economia clássica e psicologia, a teoria do incentivo aborda como as pessoas podem ser motivadas a mudar seus comportamentos ou agir de determinada maneira. Os incentivos…
Itens colecionáveis
Os itens ou selinhos colecionáveis (físicos ou digitais) são ferramentas de fidelização. De mecânica simples e lúdica, proporcionam uma experiência positiva de curto prazo com percepção clara de recompensa e sensação de reconhecimento. Além…
KPI
Sigla da termo Key Performance Indicators. São os indicadores utilizados pelas empresas para avaliar ações e alcançar objetivos. Podem ser índices de lucratividade, qualidade, competitividade, eficiência, etc, mas com cada setor ou companhia guiando-se…
Lealdade do cliente
Lealdade do cliente é a preferência do consumidor por uma determinada marca em detrimento de outra com qualidade e preço similares ou mesmo mais barata. É, portanto, algo que toda companhia deve buscar. A lealdade do cliente ocorre quando ele entende…
Liability
O termo liability significa uma responsabilidade financeira adquirida por uma empresa. No caso da fidelização, ao emitir um ponto para o consumidor, o programa da companhia assume uma dívida, pois deve converter certo montante deles em benefícios.…
Lifetime value (LTV)
O customer lifetime value ou LTV (valor do ciclo de vida ou de vida útil do consumidor) indica quanto o cliente gasta com a empresa em um determinado período, atribuindo uma importância financeira ao relacionamento com esse cliente. Por meio desse…
Loyalty Canvas
O Loyalty Canvas é uma metodologia criada pela Valuenet/TSI a partir do modelo Business Model Canvas para o planejamento de estratégias de fidelização de públicos. De forma visual, ela possibilita definir objetivos, públicos, custos, recursos, comportamentos…
Loyalty Marketing
Loyalty Marketing é uma estratégia para captar, reter e fidelizar clientes por meio de incentivos, engajamento e recompensas, gerando maior valor ao negócio e ao seu ecossistema. O objetivo é criar e manter relacionamentos de longo prazo das empresas…