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[Radar TSI #189] Nudges influenciam decisões, mas não as mantém, gestão de dados no Brasil e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #189, trazemos artigos e relatórios sobre como os nudges influenciam decisões, mas não as mantém no longo prazo, a gestão de dados no Brasil, benefícios de cartões de crédito e mais.


[HARVARD BUSINESS REVIEW]
Nudges impactam decisões, mas não garantem engajamento no longo prazo, diz estudo

Este importante artigo da HBR aponta que os nudges, estímulos sutis que influenciam o comportamento das pessoas e que vêm sendo utilizados tanto no setor público quanto no privado, são realmente eficazes em direcionar as tomadas de decisão. Contudo, uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research mostra que as decisões influenciadas pelos nudges são menos usadas e por períodos menores do que as de pessoas que decidiram sem os “empurrõezinhos”.

Por exemplo, via estímulos, as pessoas escolhiam maçãs para uma alimentação mais saudável, porém, não as comiam. Isso aponta para um fenômeno que os especialistas em fidelização conhecem bem: ferramentas de atração nem sempre servem para a manutenção de um consumidor. A recorrência e fidelização no longo prazo necessitam de outras ações e estímulos, de acordo com o estágio da relação marca-cliente, para o efetivo e constante engajamento do participante.

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[iSEATZ]
Pesquisa aponta nova gama de benefícios de cartões de crédito na América do Norte

Este levantamento norte-americano, State of Loyalty: 2024 Credit Card Rewards Report, aborda a crescente gama de recompensas oferecidas pelos bancos aos usuários de cartões de crédito, cujos gastos vêm crescendo a despeito do aumento de taxas de juros. O documento traz dados importantes sobre como os pontos ou recompensas de viagem (item aspiracional) geram maior chance de engajamento e conexão emocional que o cashback, ainda que este seja muito desejado pelos participantes.

Entre 2023 e 2024, por exemplo, a oferta de recompensas experienciais, como viagens e atividades, subiu de 52% para 76%; e de eventos ao vivo, de 37% para 60%. Mas agregar valor ao dia a dia dos consumidores também está na pauta: no mesmo período, a opção de cartões que oferecem descontos para o abastecimento de combustíveis cresceu de 15% para 36%. O relatório ainda alerta para a questão da sustentabilidade e de uma atenção às demandas das novas gerações.

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[LOOQBOX]
Relatório aborda a gestão e aplicação de dados pelas empresas no Brasil

Este Data Trends 2024, levantamento feito com mil profissionais pela LooqBox/Opinion Box, aborda a gestão de dados das empresas no Brasil e como isso impacta suas estratégias de negócios. Segundo a pesquisa, 59% dos respondentes reconhecem a existência de uma cultura orientada a dados no seu local de trabalho e 71% acessam esses dados diariamente. Por outro lado, 30% deles gastam mais de uma hora por dia buscando informações, mais de 20 horas por mês desperdiçadas por não encontrarem facilmente informações que precisam para trabalhar.

De acordo com o relatório, há várias possíveis explicações para isso, mas uma das principais é a baixa adoção de softwares profissionais de gestão e visualização de dados. Somente 17% dos respondentes disseram usar CRM ou ERP e 22% usam uma plataforma de BI para acessar os dados internos para tomada de decisões no trabalho. O documento traz ainda opiniões de responsáveis pelos setores de dados de companhias como as Casas Bahia e Santander.

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[PURO MARKETING]
O desafio de fidelizar clientes cada vez mais pragmáticos

Este artigo aborda a complexidade do comportamento dos consumidores, ao lembrar que diferentes e recentes estudos mostram que 69% das pessoas dizem não serem leais a marcas, mesmo comprando delas com frequência, com apenas 28% afirmando serem fiéis a ao menos uma marca (e, ainda, 43% trocaram de marca no último ano). Para o TSI, isso aponta a crucial diferença entre retenção e fidelização, sendo a primeira mais pragmática, baseada em fatores como preço, qualidade e comodidade.

A fidelização, por sua vez, acontece indo além desses atributos, ao criar conexão emocional entre a marca e o consumidor. Isso é possível com compartilhamento de valores, senso de comunidade e de representação. O texto fala da importância dos brand lovers – clientes que se tornam embaixadores das marcas, promovendo-as em seus círculos sociais – e do acompanhamento atento dos detratores, pois entender suas queixas e ouvi-los irá ajudar a companhia a resolver questões relacionadas a seus produtos e serviços.

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