Loyalty ou estratégia de fidelização
Loyalty ou estratégia de fidelização é o entendimento de que a lealdade dos públicos de interesse de uma empresa (sejam eles consumidores, colaboradores, parceiros) deve ser reconhecida e estimulada para que a marca consiga obter melhores resultados de negócio e benefícios para a sua audiência.
O planejamento do Loyalty ou estratégia de fidelização costuma envolver diversas áreas da companhia, uma vez que a fidelização acontece por meio da construção do relacionamento, ou seja, durante todas as interações e experiências que os públicos têm com a marca. No desenvolvimento da estratégia são utilizadas alavancas (como pontos, descontos, cashback e reconhecimento) que estimulam comportamentos que vão gerar maior conexão emocional, engajamento ou aumento de recorrência de compra (a depender do público e do estímulo utilizado). Leia ainda os verbetes Ferramentas de fidelização e Retenção de clientes.
Abordamos o tema no artigo [Guia com 5 dicas avançadas] Como fidelizar clientes e atrair novos consumidores
E também no [Podcast #1] Tudo o que você precisa para fidelizar clientes