[Radar TSI #202] O encantamento no Loyalty, 7º Fórum da ABEMF, engajando jovens e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #202, trazemos artigos sobre o uso do senso de encantamento na fidelização, inscrições abertas para o 7º Fórum da ABEMF, como engajar as novas gerações e mais.
[McKINSEY & COMPANY]
Senso de encantamento impulsiona fidelização, referências e vendas
Este ótimo material defende que o senso de encantamento tem a força de não apenas elevar a experiência do consumidor, mas de amplificar sua fidelidade, gerando crescimento. Baseado em uma pesquisa com 25 mil consumidores de diversos setores (como bancário, turismo, seguros), o levantamento aponta que o encantamento promove mais retenção, mais indicações da marca e ainda impulsiona oportunidades de cross e up-selling.
De acordo com o texto e seus gráficos, o encantamento é uma reação emocional profunda derivada da surpresa e do prazer conjuntamente, ou seja, algo extraordinário. Daí a diferença que os autores traçam com a satisfação (que é racional, uma resposta cognitiva a uma expectativa). O encantamento, claro, pode ser obtido de diferentes maneiras em cada ramo de negócios, e não necessariamente com grandes orçamentos, mas excelência em serviços e inovação em produtos são caminhos comuns.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[ABEMF]
7º Fórum Brasileiro de Fidelização acontece em outubro
Já estão abertas as inscrições para a sétima edição do Fórum Brasileiro de Fidelização, o maior evento do setor no País. Organizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), este ano o fórum acontece no dia 1º de outubro, no WTC, em São Paulo.
Estão confirmados como oradores principais a senior vice-president of Global Loyalty da Mastercard, Jill Moser, com a palestra Tips for Unlocking Loyalty through the Power of Offers; e o CMO do site The Wise Marketer e da Loyalty Academy, Aaron Dauphinee. Entre outros participantes, Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, fará a apresentação da pesquisa deste ano da entidade.
[CAPILLARY]
Como engajar as novas gerações por meio dos programas de fidelidade
Segundo o Fundo de População das Nações Unidas, metade das pessoas no planeta tem 30 anos ou menos. As novas gerações, como Millennnials e Z (a mais populosa, inclusive), com diferentes comportamentos e expectativas, começam a se tornar as donas do mercado, por isso, saber como engajá-las é essencial para as marcas. Este artigo traz seis estratégias para isso baseadas em quatro diferenciais desses jovens:
1) Nativos digitais: Essas gerações cresceram com tecnologia e esperam experiências intuitivas e sem fricções;
2) Orientados por valores: Eles priorizam autenticidade, sustentabilidade e responsabilidade social;
3) Personalização: Valorizam ofertas feitas sob medida para suas preferências;
4) Conectividade social: Millennials e Geração Z se baseiam em comentários de seus pares e prova social (conformidade).
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[MEIO & MENSAGEM]
Cinco estratégias de fidelização de clientes (e respectivos cases)
Este artigo apresenta cinco estratégias de fidelização de clientes com cases para cada uma delas. Confira:
1) Simplificação: Ofereça conveniência e evite operações complexas (a Starbucks cancelou o Odyssey, com NFTs, pois os consumidores o consideraram muito complicado);
2) Diversificação: Recompensas experienciais fazem a diferença. Louis Vuitton, Zegna, entre outras marcas, oferecem eventos culturais e ações especiais para clientes;
3) Exclusividade: Acesso a novas coleções ou eventos VIP. A Ffern, do Reino Unido, produz quatro fragrâncias sazonais ao ano apenas para membros do programa de fidelidade;
4) Gamificação: Tornar lúdicas as interações marca-cliente ajuda a engajar, coletar dados e gerar senso de comunidade. Isso pode ser feito com várias ferramentas e até jogos de fato;
5) Parcerias: Promover novas formas de benefícios ou facilidades de resgate cria liquidez para o público e as cooperações entre diferentes marcas é uma solução.
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email [email protected]