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Em outro post, abordamos como uma equipe de vendas engajada pode contribuir para o aumento da produtividade e crescimento das vendas. Hoje vamos falar sobre um recurso essencial para potencializar o desempenho da sua equipe: a tecnologia.

Como a tecnologia pode ajudar a equipe de vendas?

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Salesforce Sales Cloud em novembro de 2016, a tecnologia pode colaborar na promoção de vendas inteligentes. E pode ainda otimizar a experiência dos clientes.

O estudo apontou que nos próximos três anos as vendas preditivas terão um crescimento de 118%. Esse tipo de abordagem é possível com o apoio de soluções que analisam os perfis dos clientes e incentivam comportamentos.

É o caso de programas de relacionamento, por exemplo. Com base nesses dados, a empresa pode sugerir produtos, antecipando a decisão de compra do público. Isso contribui na conversão das vendas.

Automatização

A automatização dos processos de pagamento é outro fator que pode cooperar com o aumento das vendas. A adoção desse recurso terá um crescimento de 115% nos próximos anos.

Outro componente a ser amplamente adotado serão as soluções criadas com base na Inteligência Artificial. Estima-se um crescimento de 139% no uso deste tipo de tecnologia para escalar vendas.

Três benefícios da tecnologia aliada a um programa de incentivo

  • Auxiliar na oferta de um atendimento de excelência
    Implementar um aplicativo mobile que permite ao usuário acesso a conteúdos informativos sobre os produtos da empresa, por exemplo, é uma ótima forma de tornar a sua equipe de vendas apta a oferecer um atendimento diferenciado para os seus clientes. Mas não adianta apenas disponibilizar o conteúdo, é preciso aplicar gamificação nas suas estratégias para garantir o engajamento da equipe.

 

  • Contribuir para a promoção de um PDV organizado
    Dentre os comportamentos que podem ser estimulados em um programa de incentivo, está a organização do ponto de venda. E como fazer isso? Disponibilize um aplicativo para que os colaboradores possam fotografar o PDV, por exemplo. Você ainda pode desenhar um ranking entre os pontos de vendas envolvidos, criando uma competição saudável.

 

  • Otimizar a experiência de compra do seu público conhecendo o perfil do cliente
    Se, além do programa de incentivo, você também utiliza um software de CRM, é possível usar os dados dessa base para incrementar as ações de venda. Conhecer o perfil do cliente pode ajudar a equipe de vendas a influenciar comportamentos de compra.