[Guia] Ferramentas de fidelização: conceitos e aplicações

/, /Engajador
Tempo de leitura: 2 minutos

Bastante conhecidas e utilizadas, as ferramentas de fidelização e engajamento – programas de pontos, descontos, badges, milhas etc. – possuem conceitos que muitas vezes são deixados de lado. Este nosso Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento reúne essas informações para uma melhor aplicação dessas alavancas de loyalty e até mudanças nas estratégias de fidelização.

Ferramentas de fidelização e engajamento

Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos (clientes, parceiros ou colaboradores, por exemplo). Elas também são comumente chamadas de alavancas ou motores de incentivo.

Por trás de cada ferramenta de fidelização existe um conceito e compreendê-los pode fazer toda a diferença na hora de escolher quando e para qual público utilizá-las. Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto (multialavancas). Isso dependerá dos públicos (e de seus gostos) que se quer atingir e da estratégia escolhida.

Guerra de descontos

Muitas vezes, as ferramentas de fidelização e engajamento são utilizadas apenas de forma reativa. É comum vermos “guerras” de descontos para ver quem leva a atenção do consumidor. E, no caso de engajamento de colaboradores, as ações costumam ser corretivas. Ou seja, promove-se pouco engajamento orgânico.

Neste Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento não só trazemos a base conceitual dessas alavancas como exemplificamos como é possível transformá-las em ações customizadas a serviço dos objetivos da marca e de seus públicos de interesse. Baixe o seu guia gratuitamente no banner abaixo.

 

E confira também o Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2.