[Radar TSI #218] Queda do engajamento nos EUA, fidelidade em shoppings, recompensas com cartão de crédito e +

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RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #218, reunimos estudos sobre a queda do engajamento dos clientes de programas nos EUA, a fidelidade em shoppings, recompensas com cartão de crédito e muito mais.


[Radar TSI #218] Queda do engajamento nos EUA, fidelidade em shoppings, recompensas com cartão de crédito e +

[BOSTON CONSULTING GROUP]
O engajamento e a lealdade dos consumidores nos EUA estão diminuindo

O desenvolvimento dos programas de fidelidade ocorre de forma diferente ao redor do mundo. No entanto, o que acontece em um mercado maduro como o dos EUA pode ser um indicativo de tendências. Além disso, esta pesquisa corrobora que os consumidores do país claramente gostam de programas de fidelidade. Contudo, traz um dado interessante: pertencer a mais deles está diminuindo seu engajamento e sua lealdade às marcas.

O engajamento caiu 10% entre os clientes estadunidenses desde o estudo inicial em 2022. A fidelidade caiu ainda mais — 20% a menos do que o registrado há dois anos. Esse declínio é mais acentuado principalmente nas categorias de supermercado, farmácia e varejo; em restaurantes; e segmentos-chave do setor de viagens, como hotéis e companhias aéreas. Os programas de membros de cartão de crédito e streaming de mídia tiveram os menores declínios. À medida que o mercado de programas de fidelidade dos EUA se torna mais fragmentado e competitivo, as empresas se sentem cada vez mais pressionadas a simplificar. Aqueles que entregam uma oferta direta e atraente podem cortar a desordem de opções e ganhar resultados.

 

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[EXAME]
Programa de fidelidade impulsiona visitas e vendas em shoppings no Brasil

Os consumidores que participam do programa de fidelidade dos shoppings Allos visitam os centros comerciais, em média, 25% mais vezes, o que resulta em um aumento de 6,5% nas vendas. Esses dados são do maior grupo de shopping centers do Brasil, formado pela fusão da Aliansce Sonae com a brMalls. Uma das principais metas da administradora para 2025 é acelerar a expansão da iniciativa de fidelização, tornando-a disponível em todos os seus shoppings. Inicialmente lançado como um projeto experimental em oito shoppings há quatro anos, o aplicativo do programa está atualmente presente em onze empreendimentos.

Ao acessar o shopping e abrir o aplicativo, o consumidor recebe sugestões personalizadas com base em dados coletados durante suas interações. As mensagens são enviadas exclusivamente pelo programa de fidelidade, garantindo a privacidade dos dados de contato dos clientes, que não são compartilhados com terceiros. Os lojistas podem participar da plataforma sem custos e têm a opção de investir em mídia segmentada para alcançar públicos específicos, como por meio de campanhas direcionadas.

 

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[PYMNTS]
Recompensas incentivam uso de cartões de crédito

Dados recentes da PYMNTS Intelligence revelam que as escolhas de pagamento dos consumidores estão sendo cada vez mais influenciadas por estratégias de fidelização e recompensas. Embora o débito seja utilizado principalmente pela conveniência, o crédito é visto como uma escolha mais estratégica, com foco em benefícios adicionais. A pesquisa destaca que os consumidores são 60% mais propensos a utilizar um cartão de crédito em compras no varejo em troca de vantagens, em vez de por simples praticidade.

O estudo também aponta que 42,2% dos entrevistados afirmam que as recompensas ou as opções de cashback são os principais motivadores para a utilização dos cartões de crédito. Esses dados reforçam a crescente importância dos programas de fidelidade na decisão de compra, evidenciando como os incentivos estão moldando o comportamento dos consumidores em suas transações diárias.

 

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[AEROIN]
Azul registra aumento de resgates e clientes cadastrados em 2024

O Azul Fidelidade teve um aumento expressivo de 28% nos resgates de produtos entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Com 18 milhões de clientes cadastrados, o programa experimentou um crescimento de quase 10% no número de participantes. Entre os destaques, os resgates de produtos da Azul Viagens, a operadora de turismo da companhia, se sobressaíram, com um aumento de 200%.

O Azul Pelo Mundo, que oferece resgates de viagens com parceiros internacionais da Azul, também teve uma alta significativa de 60%, enquanto o Shopping Azul Fidelidade registrou um crescimento de 30%. Entre os itens mais populares, destacaram-se as transferências de pontos para parceiros, a aquisição de cartões-presente e vouchers. Uma ação social importante também chamou a atenção: a doação de pontos ao Hospital de Amor, em Barretos, especialmente durante campanhas como o Outubro Rosa.

 

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