O programa de relacionamento com clientes, que confere uma série de benefícios e a possibilidade de ganhos aos participantes, é uma ótima estratégia para envolvê-los e torná-los comprometidos com seu negócio, seja sob a perspectiva B2C (Business to Consumer), seja em uma relação B2B (Business to Business).
Investir em um programa de relacionamento com clientes serve para entender seu comportamento, seus padrões de compra e preferências, a fim de mantê-los engajados com seu negócio, mas é, na acepção do termo, relacionar-se de fato com o consumidor.
A partir da interação do usuário com as atividades propostas no programa, é possível analisar suas reações, e, assim, desenvolver ações para continuar engajando esse participante com base no conhecimento do seu perfil e no atendimento de suas expectativas.
Atrair novos clientes pode custar até cinco vezes mais em comparação a reter aqueles já existentes. Isso é facilmente percebido se observarmos o ciclo de aquisição de novos clientes. O que consiste em: investir em publicidade e incentivar o time de vendas a pensar estratégias para atração e conversão.
Enquanto isso, clientes fidelizados são o esteio de um negócio. Vejam o exemplo da cadeia norte-americana de fast food Burger King: apenas 15% de sua base de consumidores fiéis são responsáveis por mais de 50% de seu volume de vendas. Motivo suficiente para reforçar os laços desse relacionamento e recompensar os clientes assíduos.
Confira mais alguns fatores que explicam porque reter clientes é uma aposta segura.
Ainda não se convenceu que este é o caminho? Então veja mais seis motivos para investir em um programa de relacionamento com clientes.
Nesta edição do Radar, exploramos os desafios de maturidade em IA, a nova estratégia de…
Nesta edição do Radar, exploramos os desafios de maturidade em IA, a nova estratégia de…
Especialistas discutem os caminhos profissionais possíveis em loyalty, os setores com mais oportunidades, os perfis…
O Radar TSI #269 reúne estudos e análises sobre jornada de decisão do consumidor, recompensas…
Ter milhões de membros não garante engajamento. Entenda por que programas de fidelidade crescem em…
O Radar TSI #268 analisam o loyalty no centro da discussão sobre valor percebido, apresentam…