A criação de um programa de incentivo é um dos principais caminhos para aumentar a produtividade de colaboradores e parceiros. Independente do tipo de negócio ou indústria. Além de ser um excelente ativo para alcançar a fidelização desses públicos.
Para auxiliar na tarefa de planejar ou repensar uma estratégia de engajamento, criamos esse guia. Ele vai esclarecer as etapas para criar programa de incentivo eficaz.
Inspirado no Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder, o Loyalty Canvas é uma metodologia inovadora. Serve para desenhar novos programas ou aperfeiçoar um já existente. Trata-se de um modelo visual com 9 perguntas que podem ser respondidas em conjunto, envolvendo vários setores de uma empresa. A seguir, confira alguns dos campos do Loyalty Canvas, assim como conteúdos que vão te guiar para um planejamento eficaz.
Antes de mais nada, é necessário definir quais são os públicos do programa de incentivo. Um mesmo programa pode ter vários públicos. Colaboradores, revendedores e pontos de venda, representantes comerciais, entre vários outros.
Quais os objetivos do seu programa de incentivo? Se você pensou rápido para responder “vender mais”, vamos com calma. Antes de chegar no objetivo final a ser alcançado é preciso dividi-lo em metas menores. Ou seja, antes de alcançar o “vender mais” talvez seja necessário investir em capacitação de uma parte ou de todos os participantes.
Antes de investir em capacitação, é necessário pensar em como o primeiro objetivo de todo programa será alcançado. Fazer com que o público-alvo participe do programa. Esses “objetivos menores”, como capacitação e cadastro no programa (se for o caso), ainda podem ser divididos em muitos outros comportamentos, o que nos leva ao próximo tópico.
Conseguir dividir um grande objetivo em vários comportamentos provavelmente será um dos motivos pelo qual seu programa de incentivo terá mais chances de alcançar engajamento. Dividir uma grande meta em metas menores nada mais é do que o princípio básico da gamificação.
Se você já jogou qualquer tipo de game, deve ter percebido que o objetivo do jogo sempre é diluído em tarefas alcançáveis. Elas exigem o máximo do jogador, mas após algumas tentativas, ele conseguirá alcançar. Esse princípio pode ser facilmente adaptado à sua estratégia de engajamento. Troque o “venda mais” por uma série de pequenos comportamentos que podem trazer resultados mais efetivos. Veja no exemplo.
Público: revendedores, pontos de venda e seus respectivos vendedores.
Objetivo do programa: vender mais.
Comportamentos que podem ser incentivados para alcançar esse objetivo: se inscrever no programa, participar de treinamentos, fazer cursos de capacitação, assistir vídeos instrucionais, fazer uso adequado de material promocional, responder quizzes, enquetes, coletar feedback de clientes, participar de fóruns de ideias, etc.
Muitos outros conceitos da gamificação podem auxiliar o planejamento dos comportamentos em um programa de incentivo. Para compreender melhor esse conceito, confira o nosso e-Book Gamificação em Programas de Incentivo.
Após definir quais públicos precisam ser incentivados e quais os objetivos do programa, é hora de planejar os canais de comunicação e as premiações que serão oferecidas aos participantes. Mas, antes de começar essa missão, confira alguns conteúdos que vão facilitar o planejamento desses fatores.
Planeje a experiência do participante em todos os pontos de contato do programa de incentivo. Link para o conteúdo.
Entenda o que o seu público costuma consumir no ambiente digital, antes de escolher quais canais de comunicação serão utilizados. Link para o conteúdo.
Saiba quais informações do seu público que você já tem hoje que podem auxiliar a tomada de decisões no planejamento, e como a análise de dados em um programa de incentivo é essencial para o seu sucesso. Link para o conteúdo.
Conheça quais os principais tipos de premiações comuns no mercado de incentivo, seus pontos positivos e negativos. Link para o conteúdo.
Esteja sempre um passo à frente do mercado. Saiba quais tecnologias podem fazer a diferença no engajamento de um programa de incentivo em um futuro próximo. Link para o conteúdo.
Agora que você já está preparado para começar a planejar ou repensar seu programa de incentivo, reúna o maior número possível de pessoas da sua empresa que podem contribuir com o desenvolvimento estratégico do programa (como gestores e diretores da área de marketing e da área comercial), faça o download gratuito do Loyalty Canvas no banner abaixo e comece a colocar em prática a sua nova estratégia de engajamento.
No arquivo, estão as instruções de como usar a ferramenta. Além do Loyalty Canvas impresso, você e sua equipe só vão precisar de blocos de notas coloridos e de canetas.
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