Incentivo
Tempo de leitura: 4 minutos

Tudo Sobre Incentivos surgiu como um manifesto da Valuenet Incentive Solutions. Da nossa vontade de compartilhar ideias e conhecimento. Enfim, tudo que pode ter impacto positivo no mercado de marketing de incentivo e relacionamento.

E, por isso, estamos muito felizes em celebrar o primeiro aniversário deste espaço. Ele tem como prioridade divulgar novas soluções, novas práticas e tecnologias. Então, se você também acredita no poder do incentivo para engajar, comemore com a gente!

Ao longo desse um ano de TSI, fizemos questão de não compartilhar com as premissas fixadas no mercado. Afinal, acreditamos que nem toda estratégia de incentivo pré-moldada funciona.

Entendemos que a customização tem mais valor do que o “pronto para usar”. Em mais de 90 artigos publicados, abordamos a importância de considerar as especificidades de cada empresa: seus objetivos, desafios e públicos.

Assim, acreditamos no conteúdo como uma ferramenta para dividir experiências e aproximar pessoas. No incentivo para engajar diferentes públicos. Dessa forma, nossos especialistas vêm compartilhando seus conhecimentos e experiências no TSI. Falando sobre temas que abordam todas as fases dos programas de incentivos: planejamento, operação e mensuração de dados.

Então, para celebrar essa data especial e homenagear nossos autores, separamos alguns artigos dos principais colaboradores do TSI. Fizemos também um ranking de participação, claro! Se você nos acompanha, é provável que já sabe que nós nunca perdemos a oportunidade de usar gamificação. Relembre esse um ano com a gente:

1 ano de TSI: nossos autores mais engajados

4º lugar: Renato Rocha, Diretor Comercial da Valuenet

Com quase 15 anos de experiência em gestão do relacionamento com clientes, Renato Rocha foi o quarto autor em números de artigos no TSI. Ele é, antes de mais nada, um dos nossos principais especialistas em marketing de incentivo.

Em um de seus primeiros posts, ele explorou uma questão muito comum em grandes empresas que é a falta de verba alocada para iniciativas de incentivo e relacionamento. Assim sendo, nosso diretor comercial apresentou neste artigo algumas soluções que ajudam a desmistificar a ideia de que uma estratégia de premiação só será efetiva se puder contar com um portfólio de premiação de alto custo.

Em outro post, o Renato fez um paralelo entre o comportamento do jogador online e do participante de um programa de incentivo. Sob o mesmo ponto, ele exemplifica como as técnicas de jogos virtuais podem ser aliadas das ações de incentivo para engajar diferentes públicos. Além disso, ele aproveitou para esclarecer algumas dúvidas muito comuns entre os leitores do TSI a respeito da gamificação.


3º lugar: Rogério Alvarenga, Diretor de Tecnologia da Valuenet

Nosso diretor de tecnologia tem mais de 20 anos de experiência na área de TI. Portanto, é ele quem você precisa procurar quando o assunto for: CRM, ERP e tecnologias específicas para ações de marketing de incentivo.

Sempre muito antenado com tudo ligado à tecnologia, tratou de nos mostrar como a Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano. Ainda apresentou as ramificações da IA e várias aplicações em programas de incentivo e relacionamento.

Nosso expert em TI destacou os fóruns de ideias, utilizados em grandes empresas. Com o intuito de criar uma nova estratégia de interação com clientes. Por isso, ele fez questão de compartilhar essas informações conosco.

Desse modo, terceiro lugar nesse ranking não faz jus às contribuições do Rogério para o Tudo Sobre Incentivos. Isso significa apenas uma coisa: teremos mais novidades sobre tecnologia e insights dele por aqui.


2º lugar: Francisco Razera, Gerente de Negócios da Valuenet

Não se engane com a aparência jovial desse nosso autor. Afinal, ele tem mais de 10 anos de experiência em planejamento estratégico, gestão de vendas e criação de programas de incentivo. Apesar de ser um de nossos representantes quando o assunto é gamificação no TSI, ele foi muito além.

Em um de seus artigos, Francisco falou sobre a importância das empresas darem atenção ao planejamento da comunicação do relacionamento com os Millennials. Como resultado, ele nos forneceu algumas dicas valiosas de como adequar programas de relacionamento para esse público, que já nasceu conectado.

Outro tema importante abordado pelo Francisco foi o uso do SMS como ferramenta de comunicação em programas de incentivo. Essa é uma dúvida frequente de muitas empresas na hora de planejar a comunicação de seus programas por diferentes motivos. No artigo, ele mostrou que, se usado estrategicamente, o SMS pode ser um grande aliado das estratégias de incentivo.


1º lugar: Rafael Assunção, CEO da Valuenet

Rafael tem mais de 20 anos de experiência em CRM, ERP e loyalty. Como CEO da Valuenet, nos inspira todos os dias a criar soluções inovadoras de relacionamento para nossos clientes. Como idealizador do Tudo Sobre Incentivos, foi quem teve a maior participação em posts.

Em um de seus artigos, fez uma reflexão sobre um dos principais questionamentos do marketing de relacionamento: o que motiva as pessoas a se relacionarem com uma marca? No post, ele fala sobre o que é valor para o cliente. Cita também um artigo publicado pela Harvard Business Review. O artigo faz um paralelo entre a hierarquia das necessidades de Maslow e a pirâmide de 30 elementos de valor para consumidores. Vale muito a leitura.

Outra discussão muito comum na indústria é a relação custo x benefício de campanhas de incentivo. Por que algumas campanhas de incentivo para o público B2B são tão caras e pouco efetivas? Rafael listou nesse post alguns motivos que vão te levar à reflexão e auxiliar a repensar suas estratégias.


Menção honrosa ao Guru do TSI: Renato Carbone, Gerente de Planejamento da Valuenet

Apesar de não ter sido “classificado” entre os autores com maior número de posts, não seria justo esquecermos do Carbone. Nosso gerente de planejamento é responsável por planejar e supervisionar a operação de todos os programas de incentivo e relacionamento de nossos clientes.

Nosso Guru do marketing de incentivo trouxe inúmeras dicas e sugestões de temas e correções. Com toda a certeza ajudou a fazer do TSI uma biblioteca virtual sobre Marketing de Incentivo.

Estamos muito felizes em comemorar um ano desse projeto. Continuaremos trabalhando para fazer do Tudo Sobre Incentivos uma referência em conteúdo sobre marketing de incentivo e relacionamento no Brasil.

#vemproTSI