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Primeiros passos para engajar equipes de canais de marketing

Já falamos algumas vezes no TSI sobre o quanto a tecnologia aprimorou os programas de incentivo, especialmente os que buscam o engajamento dos canais de marketing. A plataforma Fielo, por exemplo, e as inovações incorporadas pelo Loyalty 3.0, como Gamificação e Big Data, elevaram as possibilidades de relacionamento com equipes e parceiros.

Mas podemos dizer que o ponto alto da evolução trazida pelo Loyalty 3.0 é uma melhor compreensão da motivação humana. De nada adiantam ferramentas inovadoras se o programa de relacionamento não direcionar o seu foco no participante. Ele que exerce papel fundamental na conquista das metas.

Sendo assim, quanto mais uma empresa conhecer o seu público, mais forte será o engajamento. Afinal, será possível oferecer incentivos e premiações relevantes e adequados aos perfis, necessidades, expectativas e jornada do participante.

Engajamento de canais de marketing em 3 passos

Os canais de marketing são os responsáveis por fazer com que os produtos saiam do fabricante e cheguem até o consumidor. É uma cadeia com diversos níveis, sendo que cada um possui características e agentes próprios. Sendo assim, pedem estratégias de relacionamento personalizadas.

Algumas situações demonstram a necessidade de engajar os canais, inclusive, falamos disso no post sobre canais de vendas. Um exemplo deste caso é a falta de informação sobre as pessoas que estão à frente das vendas e da distribuição dos produtos. Se a empresa não conhece suas equipes, dificilmente conseguirá traçar estratégias eficientes para manter um relacionamento valioso e de longo prazo com seus canais de marketing.

1. Comunicação como ferramenta para o engajamento

Explicar as estratégias e os objetivos da empresa e esclarecer o papel de cada equipe é essencial para o sucesso de um programa de incentivo. Para promover um canal constante de comunicação, é preciso encontrar as melhores ferramentas para um contato rápido e fácil com toda a equipe. Esses pontos de contato também são definidos a partir do perfil de cada público.

2. Confiança e valorização das equipes

Alcançar o engajamento é um processo complexo. Envolve confiança e reconhecimento e é construído com doses diárias de valorização dos canais de marketing. Confiar nas aptidões dos funcionários é um dos caminhos, pois faz com que eles se sintam à vontade para produzirem da melhor forma.

Confiança e valorização dos times também estão estritamente ligadas à comunicação. Ao estabelecer um canal de relacionamento com transparência, a empresa posiciona as equipes sobre tudo o que pode impactá-las. Quanto mais certos sobre objetivos, valores e missão da empresa, mais engajado o grupo se torna.

3. Estar aberto a ouvir

Manter a mente aberta para ouvir feedbacks e um bom plano de ação para colocar em prática melhoramentos sugeridos. O feedback gera informação sobre o público, o mercado e a própria instituição. E também serve para esclarecer dúvidas a qualquer momento, diminuindo as chances de erro. Seja transparente na hora de compartilhar críticas e retornos recebidos e o plano de melhorias.

Promova reuniões para informar como estão as estratégias e como elas impactam as diversas áreas da empresa. É importante contar com as equipes dos canais de marketing para identificar oportunidades. Muitas vezes, quem trabalha na execução das estratégias consegue perceber melhor as falhas de algum processo ou conteúdo.

 

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