[Radar TSI #168] Workshop sobre Loyalty, empoderamento de consumidores, fidelização B2E

/ /Engajador
Tempo de leitura: 4 minutos

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #168, trazemos notícias do workshop da Fielo sobre Loyalty; empoderamento e autonomia para consumidores; lições essenciais para a fidelização B2E e mais.


workshop fielo

[FIELO]
Workshop aborda criação e implementação de programas de fidelidade (desconto para assinantes TSI)

No próximo dia 9 de novembro, em São Paulo, ocorre o “Loyalty Workshop: Aprenda a Criar e Implementar Programas de Fidelidade para o seu Negócio”. Promovido pela Fielo, empresa especializada em plataformas de automação de incentivos, o evento é direcionado a profissionais de companhias B2C ou B2B, das áreas de Marketing e Vendas, ou estudantes que desejam trabalhar atividades ligadas a incentivos, Loyalty, CRM, marketing de relacionamento e customer centric.

O workshop será apresentado pelo especialista em Loyalty Management, Marcelo Custodio, PhD e professor universitário, que já treinou mais de 10.000 alunos no Brasil, México, Argentina e África do Sul, entre outros países. Em um único dia, das 9h às 18h, o evento oferece a oportunidade para dominar a metodologia “Six Building Blocks” na criação de programas de fidelidade.

INSCREVA-SE AQUI

 


[VALOR INVESTE]
Alavancas de descontos contribuem para a sensação de empoderamento dos consumidores

Uma das ferramentas de fidelização que estimulam o imediatismo mais usadas no mercado, o desconto parece ter uma conotação que vai além da economia financeira. A pesquisa de hábitos e consumos realizada pela OLX chama a atenção para um benefício emocional de sua utilização. Isso mesmo, quem diria.

O estudo mostra que mais da metade dos consumidores (55%) afirmaram que quando compram com desconto se sentem mais inteligentes, além de que falar sobre o assunto em seu círculo social faz com que eles sejam elogiados pela capacidade de encontrar boas ofertas, o que contribui para o seu empoderamento. Talvez por esse motivo, a pesquisa ainda indica que 57% dos consumidores tendem a divulgar e recomendar a promoção para amigos e familiares. Veja mais detalhes do estudo no artigo.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[PwC]
Estudo afirma que dados qualificados dão autonomia ao consumidor e mostra o impacto para as marcas

A pesquisa Global Consumer Insights Pulse, de setembro de 2023, contou com a participação de 8.975 consumidores em 25 países. O estudo aponta a importância de empoderar as pessoas com ferramentas, informações e tecnologias para que elas tenham autonomia para tomar suas próprias decisões. 63% dos respondentes brasileiros apontam a pesquisa como principal fonte de informações antes da compra. 63% preferem usar mecanismos de busca, 46% preferem observar os sites das próprias varejistas, enquanto que 21% optam por sites de comparação de preços.

Em especial para a geração Z, as redes sociais também têm um papel relevante na disseminação de informações. O relatório também indica uma tendência importante: o D2C (Direct to Consumer). Consumidores estão evitando intermediários em suas compras. 62% dos brasileiros participantes do estudo afirmaram ter feito compras diretamente da marca. Outros 35% indicaram que, apesar de ainda não terem realizado uma compra desta forma, consideram essa opção para compras futuras. O estudo é riquíssimo de insights. Vale conferir o material completo no link abaixo.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[THE TIMES OF INDIA]
Comunicação e confiança podem ser o caminho para aumentar senso de pertencimento de colaboradores

Em tempos de desafios econômicos e de dificuldade em encontrar habilidades emergentes, a busca por novos padrões de gerenciamento de pessoas é essencial. O artigo indica que líderes e gestores observam estarrecidos números ruins relacionados a turnover, no entanto falham em coletar um dado essencial: entender o que faz um colaborador sair da companhia. Seria o apelo de uma remuneração maior? A dificuldade de relacionamento com líderes? O estrategista da área de Recursos Humanos Prabir Jha afirma que o engajamento e o incentivo ao senso de pertencimento é algo que vai muito além do RH, passa por especialistas em Loyalty, líderes diretos e a alta gestão da empresa. Em adição às estratégias de Loyalty e benefícios, Jha traz algumas dicas e reflexões.

  1. Comunicação é essencial. Os gestores estão compartilhando, de forma frequente, os desafios e a realidade da companhia? Absorvem críticas de maneira justa? Aceitam novas ideias e garantem que as trocas e conversas entre diferentes níveis hierárquicos sejam eficientes? Conversas reais, exercitando a habilidade de escuta ativa, funcionam muito melhor do que apresentações e slides entediantes.
  2. Gerentes muito confiantes, essa é a possibilidade mais devastadora para colaboradores. Líderes diretos são, muitas vezes, os representantes da cultura da empresa. Nesse cenário, funcionários são capazes de confiar que eles serão justos e compreensivos? Eles acreditam que esses líderes lhes darão visibilidade e crédito às suas ideias? Eles compartilham conhecimento e auxiliam colaboradores na construção de suas carreiras? Infelizmente a realidade é que esses perfis de gerentes são normalmente tolerados, mas dificilmente celebrados. O que certamente contribui para a dificuldade da construção de uma cultura de pertencimento.

Ainda segundo o especialista, C-levels precisam observar que o Loyalty B2C está totalmente interligado ao B2E. Parece óbvio, mas estamos sempre precisando ressaltar que resultados de negócios vem de pessoas e não só de ferramentas.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 

pesquisa sobre fidelização 2023