[Radar TSI #169] Evento aborda tendências do Loyalty, 5 formas de criar valor emocional e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #169, reunimos artigos e informamos sobre o evento que aborda tendências do Loyalty, as cinco formas de criar valor emocional para os clientes, os cinco tipos de consumidor, segundo a EY, e mais.
[INDICO]
Evento em SP debate as tendências para 2024 nos programas de fidelidade
No próximo dia 25, em São Paulo, a Indico, empresa do mercado de fidelização, e a OSF Digital promovem o evento Loyalty 2024: as tendências que irão moldar o futuro dos programas de fidelidade. O objetivo é debater como captar novos consumidores e mantê-los fiéis às marcas em um mercado cada vez mais competitivo. Use o código LOYALTYTSI e garanta um ingresso gratuito.
Presencial, o evento contará com palestras de especialistas do mercado: Renata Fortes, head de CRM, Fidelidade e Analytics na Localiza & Co; Vanessa Zequi, Superintendente de Marketing e Produtos no Banco Toyota; Christiano Ranoya, CEO e fundador da Indico; Bruno Matos, general manager IRL Sports | Sisu Venture Partners; e Eric Bueno, Delivery Center director Martech Latam na OSF Digital.
[THE WISE MARKETER]
Cinco formas de criar valor emocional para os consumidores
Ótimos produtos e serviços são só o começo. Para se destacar e conquistar de fato os consumidores é preciso ir além do mero aspecto funcional do que uma empresa oferece. Este artigo apresenta cinco formas de gerar conexão emocional com o público-alvo:
1) Cuidado pelo cliente – Quando se sente ouvido, respeitado e cuidado, o consumidor forma um elo emocional com a marca;
2) Storytelling e narrativa de marca – Compartilhe sua história, seu propósito, isso gera senso de pertencimento;
3) Personalização e customização – atender a necessidades e preferências únicas dos clientes fortalece o valor emocional;
4) Comunidades – Fóruns online, grupos em redes sociais, promover temas afins põem a marca no dia a dia do cliente;
5) Responsabilidade ética e social – Consumidores se alinham com marcas que têm valores em comum com eles.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[LOYALTY 360]
Human centered design impulsiona a dedicação ao cliente (e à marca)
De acordo com este texto, o objetivo do human centered design na fidelização é incutir empatia, calor humano e entendimento. Coloca-se a pessoa no centro das decisões, aprendendo sobre suas dores, seus anseios e criando meios de atendê-la por meio de produtos e serviços criados sob essas condições. De acordo com um levantamento do Lacek Group, 73% dos consumidores dizem ser muito importante a marca saber quem são seus clientes e suas preferências.
O human centered design vai além do produto e serviço, gerando experiência relevante e personalizada. O artigo cita exemplos como o da Starbucks e Netflix, do programa de fidelidade da Marriott e, entre outros, da Delta Airlines, que envia cartões de agradecimento escritos a mão, todos cases que fazem com que seus clientes se identifiquem com a marca também de forma aspiracional.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[CONSUMIDOR MODERNO]
Cinco perfis de consumidores, segundo índice global da EY
Este artigo destaca o EY Future Consumer Index, que baseado em pesquisas regulares globais, consegue mapear mudanças no sentimento e nos comportamentos dos consumidores. O estudo identificou cinco perfis principais (Brasil incluído): Affordability first (29%), Health first (26%), Planet first (20%), Society first (12%) e Experience first (13%). Os perfis, porém, não são excludentes e o brasileiro quer e presta atenção em todos os aspectos, porém quer os produtos/serviços com o menor custo.
Affordability first priorizam acessibilidade financeira, 2/3 se preocupam com custo de eletricidade, gás, água;
Health first têm foco em saúde e segurança, 55% estão preocupados em ter acesso a saúde de qualidade;
Planet first têm consumo mais consciente, 2/3 estão muito preocupados com as mudanças climáticas;
Society first acreditam que o coletivo é mais importante, 81% darão mais atenção ao impacto do que compram;
Experience first procuram benefício pessoal, 72% querem se atualizar sobre o que perderam na pandemia.