Radar é a seção do TSI que apresenta comentários e curadoria de conteúdo sobre fidelização e engajamento.
“Para ter um e-commerce de sucesso, é preciso pensar além do e-commerce”. Esse texto da Harvard Business Review apresenta dados que mostram que o comportamento de consumo vem sofrendo mudanças e como se adaptar ao varejo pós-pandemia. Aceitar a volatilidade desses tempos pode ser o primeiro passo para repensar as necessidades dos consumidores de um ponto de vista mais eficaz.
O artigo sugere que a pergunta em questão não é “o que o e-commerce precisará investir?” e, sim, “ que experiência precisaremos oferecer?”. Essa é uma grande mudança de cultura de varejistas que, até bem pouco tempo, tinham o pensamento estratégico ancorado em lojas físicas. A experiência do consumidor está evoluindo de algo antes apenas baseado no processo transacional para uma experiência que se fixa em relacionamentos profundos, contínuos e enriquecedores.
O texto também indica alguns questionamentos que podem auxiliar no planejamento estratégico de uma jornada de consumo integrada no pós-pandemia:
- Eu tenho uma plataforma ágil e adaptável que considera que a jornada de cada consumidor pode ser diferente?
- Minha organização tem uma estrutura livre de silos? (Quando áreas como e-commerce, marketing, operações e logística estão isoladas dentro da empresa, a chance de que a experiência do consumidor flua sem interrupções é bem menor);
- Eu estou considerando minha adequação de sortimento (por exemplo, o que deve ser exclusivo para cada canal)?
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS) →
Continue lendo mais sobre o tema ‘varejo pós-pandemia’:
[Forbes] Seis efeitos colaterais da pandemia no varejo e como se adaptar
Consumidores vão sempre encontrar formas de suprir suas necessidades e vontades, cabendo aos lojistas gerar as condições adequadas: segurança, comodidade, qualidade e, no campo da fidelidade, uma experiência prazerosa. Com uma queda de até 16% na visitação às lojas, no fim de 2020, nos Estados Unidos, este artigo traz seis efeitos colaterais da pandemia no […] Leia mais