[Radar TSI #212] Líderes que não valorizam fidelidade do cliente, público 50+ e as farmácias, porque os programas falham e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #212, reunimos estudos sobre líderes que não valorizam a fidelidade do cliente, público 50+ e as farmácias, porque os programas falham e mais.
[THE FUTURE OF COMMERCE]
5 sinais de líderes que não valorizam a fidelidade do cliente
Oportunidades perdidas, estratégias ineficazes e a incapacidade de maximizar o impacto das iniciativas de fidelização nos resultados do negócio são apenas alguns dos impactos quando os líderes não compreendem a importância da fidelidade do cliente. Este artigo destaca cinco sinais que indicam essa falta de compreensão.
1. Foco excessivo em vendas imediatas: priorizar transações rápidas em detrimento de relacionamentos duradouros pode minar o potencial de engajamento profundo oferecido pelos programas de fidelidade.
2. Negligência dos dados de fidelidade: ignorar informações valiosas sobre os comportamentos e preferências dos consumidores demonstra falta de compreensão sobre o impacto dos programas e dificulta a personalização da experiência do cliente (CX).
3. Uso de estruturas de loyalty desatualizadas: a resistência em adaptar os programas às novas demandas e tecnologias do mercado pode gerar desinteresse nos clientes e colocar a empresa em desvantagem competitiva.
4. Desalinhamento entre expectativas da empresa e dos clientes: quando os programas não oferecem recompensas relevantes ou não atendem às necessidades dos consumidores, eles se afastam, reforçando a importância de buscar feedback contínuo.
5. Falta de investimento estratégico: líderes que não reconhecem o retorno de longo prazo dos programas de fidelidade correm o risco de comprometer o sucesso de suas iniciativas e limitar o impacto positivo nos resultados da empresa.
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[EXTRA]
Fidelidade do público 50+ às farmácias
A edição 2024 do Estudo do Mercado Sênior, realizado pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec), em parceria com o Neit da Unicamp, trouxe insights valiosos sobre os hábitos de compra do público 50+ em farmácias. O preço dos produtos se destaca como o critério principal para 91% dos entrevistados ao escolherem um estabelecimento. E, apesar de 85,8% dos consumidores compararem preços em diferentes farmácias, a fidelidade ao ponto de venda preferido é bastante forte.
O estudo, que entrevistou 2.200 consumidores e 300 cuidadores de idosos, revelou que 61,4% dos consumidores adquirem medicamentos regularmente na mesma farmácia, com 30% dos entrevistados comprando exclusivamente em um único local. Esses dados destacam que, mesmo com a busca por melhores preços, há um nível considerável de fidelização entre os consumidores sêniores. Investir em descontos exclusivos ou benefícios personalizados, pode ser uma forma eficaz de fortalecer esse vínculo.
[HARVARD BUSINESS REVIEW]
Por que os programas de fidelidade falham?
O artigo destaca três desafios principais que afetam o desempenho de programas de fidelidade. O primeiro é a falha na economia, onde altos custos operacionais e passivos financeiros são gerados sem um retorno adequado. Muitas vezes, isso ocorre devido a estratégias mal alinhadas, como oferecer descontos em produtos que os consumidores já comprariam, prejudicando a margem de lucro. Programas de coalizão também podem enfrentar dificuldades de coordenação.
O segundo problema é a falta de compreensão do comportamento do consumidor. A ausência de dados relevantes impede a personalização de ofertas e a identificação de clientes de alto valor, dificultando a criação de incentivos eficazes. Além disso, o baixo engajamento é outro problema comum. A crescente competição por atenção, especialmente com o aumento de canais digitais e mídias sociais, pode tornar alguns programas menos visíveis e relevantes, tornando-os pouco eficazes em gerar lealdade. Em suma, a chave para o sucesso de um programa de fidelidade está em alinhar a economia, personalizar a experiência do cliente e aumentar a diferenciação para capturar e manter a atenção dos consumidores
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[PANROTAS]
Qual é o perfil do brasileiro que viaja de ônibus?
Pesquisa inédita encomendada pelo Google à Offerwise e apresentada pela ClickBus, empresa de tecnologia em viagens no modal rodoviário, mostrou que as buscas online por turismo, setor extremamente relevante para os programas de fidelidade, tiveram um aumento de 35% entre 2019 e 2024. O ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%).
O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio. Um dos motivos para o aumento das viagens de ônibus se deve ao crescimento dos passeios para o interior do Brasil, que registraram um salto de 146% entre 2019 e 2023. Hoje, 89% das viagens realizadas no país têm como destino cidades nessas regiões.
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