Case Beaulieu do Brasil: um exemplo de como engajar investindo em programas de incentivo nas empresas

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Vender não é tão simples. Motivar também não. Então, como estimular vendedores internos e externos a melhorar os seus resultados? Você é gestor de algum segmento e precisa ampliar o volume de negócios? Bom, a saída pode ser encontrada por meio da tecnologia. Mais precisamente investindo em programas de incentivo nas empresas.

Atualmente, os programas de incentivo nas empresas, baseados em conceitos inovadores estão se tornando um recurso eficaz para alcançar uma série de objetivos. Como é o caso do loyalty 3.0 e de estratégias de gamificação. Eles têm como objetivo promover capacitação e treinamento dos participantes. Além de testar o aprendizado sobre um produto ou serviço e aumentar a competitividade saudável entre os membros. Isso sem falar de estimular comportamentos desejados. Tudo com base no planejamento estratégico do seu negócio.

Recentemente, a Valuenet Incentive Solutions foi acionada pela Beaulieu do Brasil e sua agência parceira, a Getz, para executar a campanha “Up nas Vendas”. Além de incentivar a força de vendas por meio do Fielo. O Fielo é plataforma para o gerenciamento de programas de relacionamento e incentivo. Ela possibilita múltiplas entradas de dados, configurações de regras complexas e operação de multi-campanhas. Confira como foram as ações e os resultados.

Programas de incentivo nas empresas: proposta para escalar vendas

Entre agosto e dezembro de 2016, a Beaulieu do Brasil, atuante no mercado de pisos em rolo, gramas sintéticas e placas (carpet titles) para os segmentos comercial e residencial, apostou em um programa de incentivo. O intuito desse programa foi engajar vendedores de loja, representantes internos e representantes externos.  Bem como incentivar os PDVs a recomendar os produtos da empresa. Com isso, incrementar as vendas.

O programa foi criado para escalar vendas, aumentar o market share da Beaulieu do Brasil em seu segmento de atuação, e incentivar os públicos selecionados a fortalecer a marca junto aos consumidores finais e vendedores nos PDVs. Aproximadamente duas mil pessoas foram incentivadas, além dos profissionais de instalação, diretamente impactados com a ação.

A Valuenet foi acionada pela Getz para criar em conjunto a mecânica, enquanto o desenho ficou sob responsabilidade da agência. Depois, nossa tecnologia foi apresentada à Beaulieu do Brasil. Por meio da plataforma, a empresa teve acesso à uma série de dados e reports de resultados gerados pelo sistema. Essas informações auxiliaram os gestores a planejar ações. Além de contribuir na tomada de decisão. Consequentemente aumentando a inteligência de marketing do negócio.

Para que os programas de incentivo nas empresas surtam efeito, é importante fornecer recompensas atrativas.

No caso da Beaulieu do Brasil, algumas premiações foram definidas em conjunto com a Getz, entre elas o sorteio de um automóvel e outros incentivos financeiros diretos para os membros que se destacaram durante a iniciativa (saiba mais sobre motivação para vendas nesse outro post aqui do TSI).

O gerente de negócios da Valuenet, Adriano Kasburg, destacou que por ser multiplataforma, o Fielo permitiu um melhor acesso aos canais de comunicação pelos participantes. Com isso, otimizou o relacionamento da Beaulieu do Brasil com seus públicos. Além de garantir o acesso à informação de forma rápida. Um fator que contribuiu para computar as vendas da empresa.

Outro membro da equipe da Valuenet que participou no desenvolvimento do programa foi Eduardo Galante, consultor de negócios. Segundo ele, um dos diferenciais foi o uso de formas inovadoras de pontuação para os participantes e a facilidade em disponibilizar um portal para a troca de informações entre a equipe de campo e a equipe responsável pela gestão do programa, que também foi útil no mapeamento das visitas.

O uso de um programa de incentivo na empresa, associado à campanha, deu tão certo que a Beaulieu do Brasil continuará apostando nessa estratégia para 2017, de acordo com o coordenador de marketing da empresa, Emmanuel Furtado. Ano que vem, a proposta é promover uma campanha similar, com o objetivo adicional de incentivar diretamente os profissionais de instalação dos produtos criados pela Beaulieu do Brasil. “No geral, esse público é pouco valorizado. Por isso, tentamos dar valor para eles promovendo cursos de capacitação para o segmento. Acreditamos no potencial dessas pessoas para recomendar a nossa marca aos clientes finais e escalar ainda mais as vendas”, contou Emmanuel.

Se você ficou interessado em saber mais como o Fielo funciona, ou quer uma consultoria sobre a plataforma e o uso de programas de incentivo nas empresas, ficamos à disposição para ajudar. Entre em contato com a gente!