O Tudo Sobre Incentivos é um espaço para compartilhar ideias, conhecimentos e tudo que pode ter impacto positivo no mercado de incentivo e fidelização. Em quase dois anos de projeto, publicamos mais de 100 posts sobre temas relevantes para o marketing de relacionamento como: loyalty, gamificação e tecnologias a favor da interação. E para lhe ajudar a chegar na informação que você precisa, criamos um guia com nossos principais conteúdos.
Apesar do termo Loyalty ser pouco usado no Brasil, seu conceito já é bastante difundido no mercado de incentivo e relacionamento. O Loyalty, segue três pilares básicos: captar, reter e fidelizar. E é uma maneira de construir uma relação duradoura entre empresas e seus públicos. No artigo a seguir, você pode entender melhor esse conceito e suas aplicações.
Uma estratégia de relacionamento precisa ser bem planejada e, para que ela tenha sucesso, é essencial definir: objetivos, públicos, custos, comportamentos que devem ser estimulados, canais de comunicação, entre outros fatores. E aqui no TSI, disponibilizamos o Loyalty Canvas, uma ferramenta que facilita o desenho e organização de um programa, para download gratuito. Mas antes de baixar o arquivo, confira o post que apresenta os benefícios da metodologia.
A primeira métrica de sucesso de um programa de relacionamento é simples: a adesão. Seu público se cadastrou? Eles estão interagindo com o programa? E, para que as respostas dessas perguntas sejam positivas, será necessário uma estratégia de comunicação muito bem planejada. No posts abaixo você confere algumas dicas:
Canal de comunicação: fator decisivo nas ações de engajamento
Fórum de ideias: uma nova estratégia para interação com clientes
Dispositivos móveis: mais interação no seu programa de relacionamento
Ações de relacionamento que inspiram. Isso é o que gostaríamos de ver no mercado de incentivo. Nos artigos a seguir, separamos as histórias de sucesso de engajamento de algumas empresas e iniciativas, como: Cartola FC, Marvel, Nintendo, Syngenta e muito mais.
Quando falamos em relacionamento e incentivo é comum pensarmos logo em pontos e recompensas. E não há nada de errado com isso, afinal, essa é a nossa referência, considerando os programas de fidelidade que participamos no nosso dia a dia.
Contudo, o mercado de incentivo tem muito mais a oferecer para conquistar o engajamento e a lealdade de diferentes públicos. Por exemplo: uma boa estratégia de capacitação também pode ser utilizada como uma forma de recompensar e reconhecer os participantes de um programa. Saiba mais:
Lazer como recompensa: o desafio a ir além das viagens de incentivo
Capacitação de vendas: motivos para repensar sua estratégia
Blizzard, Futura Tintas, Patagonia e a arte de recompensar pessoas
Como já falamos acima, o Loyalty Canvas é uma ferramenta que lhe ajudará a relacionar todos os itens que serão necessários para a criação de um programa de relacionamento e, tendo em mente um escopo básico do programa, está na hora de contratar uma agência para lhe ajudar nessa missão. Fizemos um post especial sobre esse assunto:
7 itens que precisam estar no seu briefing para programa de incentivo
Seu fornecedor vai precisar ter a tecnologia certa, além de experiência no mercado de incentivo e relacionamento. Saiba mais sobre tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de um programa de incentivo.
Chatbots e Machine Learning: novas tecnologias para um programa de Loyalty
Na nossa área de materiais para download, você será apresentado ao Panorama Programas de Fidelidade do Brasil. Reunimos informações e diferenciais dos principais programas de fidelidade do país em um material especial, pois acreditamos que é observando o que está sendo feito no mercado de incentivo e fidelização, e buscando inovações, que novas e melhores iniciativas de relacionamento vão surgir. Lá você também encontra: o Kit Loyalty Canvas, e-Books sobre gamificação, whitepaper com insights para gestão de programas de incentivo e muito mais.
Hoje em dia, grande parte dos programas de relacionamento usam algum tipo de mecânica gamificada. Ou seja: pontos, rankings, badges. Termos que vieram dos games, mas que já tem papel fundamental no engajamento de participantes de programas de relacionamento e incentivo.
Mas a gamificação vai além disso. É essencial reconhecer hábitos e comportamentos que podem ser estimulados em um programa de relacionamento. Por exemplo: a busca constante pela vitória e a nossa urgência em terminar tarefas. Nos artigos abaixo, exploramos mais esse que é um dos temas preferidos dos leitores do TSI.
Gamificação para engajar: o jogador virtual e os programas de incentivo
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Para saber mais:
Esse artigo foi atualizado no dia 16/11/17 às 14h30.
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