Artigos

[eBook] Como fidelizar um consumidor cada vez mais empoderado

Consumidor empoderado é aquele com ampla liberdade de escolha, direitos variados, acesso livre à informação e a capacidade de influenciar as decisões das empresas e do próprio mercado. O e-book do TSI que este artigo apresenta explica de que forma fidelizar esse cliente.

 

Fidelizar o consumidor empoderado é uma questão de sobrevivência. Nunca o cliente teve tanta força, não apenas com liberdade de escolha, mas com direitos, informação e influência sobre as marcas. A partir de seus dados e, da disputa por sua atenção, o consumidor ganhou poder de barganha em produtos e serviços. Hoje, o cliente pode até influenciar as decisões das empresas, não só sobre negócios, mas sobre valores.

Por que fidelizar o consumidor empoderado

O custo de aquisição de novos clientes é de cinco a sete vezes maior que o de retenção (há setores que podem ultrapassar as dezenas de vezes, segundo a Harvard Business Review). Por outro lado, um consumidor fidelizado confia na marca e está predisposto a tentar outros produtos e serviços. Muitas vezes, inclusive, ele está disposto a pagar mais quando a experiência gerada (o item emocional) é boa.

De acordo com uma pesquisa da PwCExperience Is Everything: Here’s How to Get It Right, com 15 mil pessoas de 12 países (Brasil incluído), 43% dos consumidores pagariam mais por uma ótima conveniência e outros 42% pagariam mais por uma experiência acolhedora, amigável. Por isso é preciso fidelizar o consumidor empoderado com experiência, relacionamento sem fricções, personalização e senso de comunidade e valores.

Baixe nosso material gratuitamente no banner abaixo e confira as dicas para ganhar esse consumidor.

Conteúdos recentes

Os sete erros mais comuns dos programas e iniciativas de fidelidade – e como evitá-los

Quem assina o TSI sabe que temos muitos conteúdos com cases de sucesso em ações…

% dias atrás

[Radar TSI #190] Relação marca-funcionário influi na fidelização do cliente, gift card no País e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #189] Nudges influenciam decisões, mas não as mantém, gestão de dados no Brasil e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #188] Valores éticos como fatores de fidelização, como incentivar captura de dados e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #187] O paradoxo do consumidor sustentável, erros na fidelização, comunicação e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #186] A crescente economia gamer, coleta de zero-party data, Loyalty e pós-venda e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás