Fidelização no varejo: menos show de ofertas, mais relacionamento

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O que você sente quando vai a um supermercado e vê pessoas colocando produtos no carrinho e usando seus dispositivos móveis ao mesmo tempo? Você pode até pensar que a postura inadequada pode fazer mal para coluna desses desconhecidos, ou ainda, julgá-los pensando: isso é muito Black Mirror*, mas, a verdade é que se atentarmos para a evolução das ações de fidelização no varejo, vamos ver que, muito em breve, também seremos um deles: um usuário de programa de relacionamento engajado. 

A evolução das ações de fidelização no varejo 

Será que já podemos dizer que o apocalipse dos catálogos de ofertas de lojas ou supermercados chegou?Tudo bem que ainda recebemos folhetos com promoções, vemos a publicidade na TV com narradores anunciando o preço da maminha do mesmo jeito que faziam nos, agora longínquos, anos 80. Mas, ao que tudo indica, isso está prestes a acabar. 

Não que os descontos tenham perdido seu apelo, pelo contrário. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, 51% dos participantes de programas de fidelidade dizem que descontos estão entre os três benefícios mais valorizados. A questão é que a forma como eles são apresentados ao cliente tem mudado, e para melhor. 

Quando as estratégias de fidelização no varejo adotam ações que incluem uma visão mais analítica sobre as informações coletadas, atribuem ao fator “relacionamento” sua devida importância e percebem que “a revolução digital não é perfumaria”- parafraseando o título do ótimo artigo de Edmardo Galli- notamos que esse mercado, finalmente, começa a “abrir os olhos” para as incríveis possibilidades do marketing de relacionamento, apoiado em novas tecnologias.  

Grandes líderes de fidelização no varejo

Recentemente, lançamos um projeto chamado Panorama Programas de Fidelidade do Brasil, pois acreditamos que é conhecendo as práticas do marketing de relacionamento aplicadas no mercado que novas soluções vão surgir e inspirar programas ainda mais efetivos. Assim, trazemos hoje exemplos de ações de fidelização no varejo: o Dotz e o Pão de Açúcar Mais, que integram a parte 2 do Panorama. 

Dotz

Com mais de 23 milhões de participantes, o Dotz, que também é uma moeda virtual,  já está presente em mais de 8 mil pontos de venda. Inclusive, já comentamos aqui no TSI a história de sucesso do Grupo Super Nosso, empresa conseguiu alcançar engajamento por meio de um programa de pontos e uma parceria de sucesso com o programa de coalizão líder no varejo. Veja mais informações sobre o programa: 


COMO PONTUAR

  • Fazendo compras em estabelecimentos parceiros;
  • Pontuação dobrada em cartões do Banco do Brasil;
  • Transferência de pontos de cartões de crédito e bancos parceiros do programa.

PREMIAÇÕES E BENEFÍCIOS

  • Trocar pontos por passagens aéreas, produtos e serviços de empresas parceiras (+ de 160 on-line e 8,2 mil pontos de venda);
  • Catálogo de prêmios no site.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  • Site e aplicativo (IOS e Android) exclusivos
  • Facebook, Twitter, Instagram e YouTube
  • SMS

 


Grupo Pão de Açúcar

As ações de fidelização no varejo do Grupo Pão de Açúcar tem inovado em outro aspecto: em fazer um melhor planejamento do relacionamento com o cliente. Recentemente lançou o aplicativo Meu Desconto para oferecer ofertas personalizadas baseadas nos perfis e hábitos de consumo dos clientes. Saiba mais sobre o programa:

COMO PONTUAR

  • Fazendo compras de produtos na lojas do Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e pelo site (delivery);
  • Adquirindo ofertas selecionadas “Pontos a Mais”;
  • Comprando produtos ou serviços em parceiros .

PREMIAÇÕES & BENEFÍCIOS

  • Vale-compras na rede Pão de Açúcar;
  • Ofertas exclusivas;
  • Transferir pontos para programas de coalizão (Smiles, Multiplus, Livelo).

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  • Site exclusivo do programa;
  • Aplicativo (IOS e Android) com descontos exclusivos para membros;
  • Redes sociais (não exclusivas do programa).

 


*Em 2016, a frase “Isso é muito Black Mirror“, em referência a série de ficção científica da Netflix,  fez muito sucesso nas redes sociais como uma espécie de crítica para situações em que a nossa relação com a tecnologia fosse para um caminho obsessivo ou bizarro.

A segunda parte do Panorama Programas de Fidelidade do Brasil já está disponível. Baixe agora mesmo aqui!

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