[Radar TSI #183] Clientes valorizam marcas com compromisso social, conteúdos positivos e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #183, trazemos artigos sobre como consumidores valorizam comprometimento social das marcas, o engajamento fora do ciclo de compra, conteúdos positivos como tendência e mais.
[EXAME]
Consumidores valorizam o varejo com comprometimento social
A segunda edição da pesquisa Varejo com Causa: como Redes Varejistas Impulsionam as Doações mostra que oferecer mecanismos de doação nos pontos de venda é uma forma de valorização da imagem da empresa e gera ganho em fidelidade dos clientes. Segundo o estudo, sete em cada dez consumidores têm uma visão positiva da abordagem feita no caixa para a contribuição com uma causa.
Ainda, 80% dos doadores do varejo acreditam que promover esse tipo de ação melhora a imagem da loja e 85% deles comprariam novamente no estabelecimento se soubessem que o local possibilita a realização de doações. O levantamento, feito pela MOL Impacto com patrocínio da B3 Social e da consultoria PwC Brasil, aponta 12 descobertas sobre a atuação das marcas varejistas no incentivo à doação com mecanismos como arredondamento de troco, venda de produtos sociais e campanhas de marketing de causa.
[LOYALTY 360]
Relevância é crucial para fidelizar clientes fora do ciclo de compra
O estudo 2024 Customer Loyalty Trends and Perspectives, do site especializado Loyalty 360, traz indicações sobre inovações, estratégias e tecnologias em fidelização, com um apanhado das melhores práticas, baseado em depoimentos de mais de uma dezena de profissionais da área. Um dos pontos centrais é a relevância da iniciativa ou programa, oferecendo experiência, conteúdos e recompensas e gerando valor para o cliente, de forma diferenciada das outras marcas e personalizada.
Outra questão primordial é como aumentar a conexão com os consumidores fora do ciclo de compras, de uma forma menos transacional. O documento também aborda quais KPIs definir, de acordo com as metas dos programas; como fazer mudanças em regras e comunicá-las adequadamente aos membros; a importância da IA, com 81% dos especialistas em marca apontando-a como a mais importante tecnologia para melhoria da experiência e fidelidade do consumidor; além de atenção a zero-party data e gamificação.
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[THINK WITH GOOGLE BRASIL]
O poder dos conteúdos positivos como tendência
Uma das dinâmicas das redes sociais e dos canais de comunicação é sermos bombardeados com informação do mundo todo e a todo instante, grande parte dela, negativa. Isso, claro, nos sobrecarrega. Por isso vídeos de gatinhos ou crianças fazem sucesso, pois trazem positividade ao nosso dia a dia. Tanto que se tornaram uma tendência. Um estudo global realizado pela Kantar apontou que sete em cada dez pessoas dizem que tentam ser otimistas, apesar de incertezas.
Nancy Puccinelli, professora de marketing na Universidade de Bath e colaboradora da Universidade de Oxford, ambas no Reino Unido, explica que esta regulação emocional é uma válvula de escape. Daí as marcas tentarem se associar a sensações e situações positivas, indo além da informação para atingir o emocional, o campo por excelência da fidelização. O artigo pondera, contudo, que os consumidores estão muito mais conscientes e céticos hoje, percebendo quando a ação de marketing é vazia, sem autenticidade.
[McKINSEY & COMPANY]
A nova geração de vendas B2B, com hiperpersonalização e omnicanalidade
As formas de venda não mudaram somente no varejo. O B2B também vive suas revoluções e este levantamento bastante minucioso traz pontos a se observar. Segundo o artigo, as companhias de sucesso atualmente utilizam cinco táticas-chave em suas vendas: times omnicanais; tecnologias e automações avançadas; hiperpersonalização e data analytics; estratégias customizadas em marketplaces de terceiros; e excelência no e-commerce através de todo o marketing e funil de vendas.
Empresas que proporcionam omnicanalidade bem aplicada, por exemplo, aumentam a satisfação do consumidor e sua fidelidade, garantindo taxas de crescimento mais rápidas, custos menores e facilidade de análise de dados do cliente. De acordo com o levantamento, que traz cases de empresas europeias, as companhias B2B que aplicam essa tática corretamente apresentam crescimento de Ebit de 13,5%. No caso de data analytics e hiperpersonalização, há evolução no share of wallet, incluindo upselling e cross-selling, microssegmentação, além de predição e prevenção de churn.
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