[Radar TSI #299] Regulação ganha novo capítulo, dados sob governança e +

/ /Engajador
Tempo de leitura: 3 minutos

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #299, reunimos leituras sobre a aprovação de um novo projeto de lei com potencial impacto sobre o setor, os desafios de governança diante do uso cada vez mais sofisticado de dados dos participantes, os destaques da 9ª edição do Fórum Brasileiro de Fidelização e muito mais.

 

[G1]
Regulação do setor ganha novo capítulo

Projetos de lei relacionados ao mercado de fidelidade já apareceram por aqui, inclusive propostas sobre regulamentação do setor e milhas geradas em viagens públicas. Desta vez, o avanço foi rápido. Apresentado em junho, o PL 3.083/2026 já foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado. A proposta classifica os programas em dois modelos: os que oferecem conversão oficial de pontos ou milhas em dinheiro e os que não oferecem essa possibilidade. Neste segundo caso, as empresas não poderão impedir a comercialização dos pontos fora do programa.

O texto também proíbe punições, como suspensão de contas ou restrição de benefícios e resgates, pela venda de milhas. Durante a votação, o governo se posicionou contra o texto, citando preocupação com a liquidez das empresas. Como o projeto ainda passará pelo Senado, agora é acompanhar como essas regras serão tratadas e que efeitos podem trazer para o desenho e a sustentabilidade dos programas.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO


[WIRED]
515 páginas sobre um cliente mostram o desafio da governança no loyalty

Ao solicitar uma cópia dos dados vinculados à sua participação no programa de fidelidade do McDonald’s, o jornalista Reece Rogers, da Wired, recebeu um arquivo de 515 páginas. Segundo o relato, as informações não se limitavam ao histórico de consumo e também eram usadas para prever, por meio de algoritmos, sua próxima compra. O próprio jornalista afirma que sabia que a adesão ao programa envolveria coleta de dados, mas não tinha dimensão de como eles seriam utilizados.

Para quem desenha e opera programas, o caso amplia uma discussão que acompanha o avanço da inteligência artificial (IA): quanto maior a capacidade de interpretar dados e antecipar comportamentos, maior também a responsabilidade sobre como esse uso é governado e comunicado. A questão não é apenas quanto um programa consegue conhecer sobre seus membros, mas quais limites estabelece para esse conhecimento e quão transparente é sobre a forma como transforma dados em decisões.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO


[LOYALTY 360]
89% planejam atualizar ou redesenhar programas no próximo ano

O relatório 2026 State of Customer Loyalty, da Loyalty360, mostra que a evolução dos programas entrou de vez na agenda das empresas. Entre mais de 160 profissionais de marketing ouvidos, 89% afirmam que suas organizações pretendem atualizar, aprimorar ou redesenhar suas iniciativas de fidelidade nos próximos 12 meses, ante 64% em 2025. Mais da metade, 52%, planeja aprimoramentos que incluam novos recursos ou capacidades, enquanto 25% prevê atualizações nos programas existentes.

O movimento, porém, vem acompanhado de desafios de execução. Integração tecnológica aparece como obstáculo para 60% dos respondentes, limitações das plataformas atuais para 54% e disponibilidade de equipe e recursos internos para 51%. Para quem já começa a planejar 2027, os números mostram um setor disposto a mudar, mas também chamam atenção para a estrutura necessária para transformar intenção em evolução concreta.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO


[ABEMF]
Panorama da Fidelização 2026 será apresentado no Fórum da ABEMF

A ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) realiza em 21 de outubro, em São Paulo, a 9ª edição do Fórum Brasileiro de Fidelização. A programação reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir temas como dados, estratégias de engajamento, ecossistemas e parcerias. Um dos principais momentos do encontro será a apresentação do Panorama da Fidelização 2026, pesquisa realizada em parceria com o TSI pela terceira vez e que traz um retrato do mercado brasileiro de fidelidade.

No dia, também serão apresentados o case internacional do Tesco Clubcard, pela dunnhumby, além de experiências brasileiras envolvendo gamificação e construção de propostas de valor por meio de parcerias. O Fórum acontece em um momento de expansão do mercado brasileiro e reúne, em uma mesma programação, dados, cases e discussões sobre as frentes que devem orientar a evolução dos programas nos próximos anos. As vagas são limitadas e podem se esgotar. Garanta a sua.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email [email protected]