Você trabalha muito para realizar ações de incentivo em sua empresa e está sempre querendo inovar nesse quesito? Pois saiba que atualizar a sua bibliografia de marketing, realizar benchmarking, buscar cases inovadores e ler o que há de mais atual e específico no segmento (incluindo, é claro, o blog Tudo Sobre Incentivos) é essencial para ter ideias novas e pensar em ações específicas para a sua empresa.

4 publicações em português para sua bibliografia de Marketing de Incentivo

Ampro

O site da Ampro (Associação de Marketing Profissional) disponibiliza algumas leituras sobre marketing de incentivo na página do Comitê para o segmento. Recomendamos a Pesquisa do mercado americano e mundial de Incentivo e Tendências para os próximos anos e a Pesquisa de Marketing de Incentivo – Indicadores da Indústria Brasileira – 2015.

Implantando Marketing

O site Implantando Marketing reúne autores de pequenas e médias empresas para trocarem informações sobre o tema. Neste artigo, o profissional Fabio Passerini explica como fazer incentivo sem contrapartida financeira. Vale a pena conferir.

Propmark

Um site brasileiro voltado para notícias e artigos relacionados à propaganda e marketing, o Propmark é uma publicação a ser consultada sempre que possível. Esta notícia, apesar de ser de 2015, traz números relativamente recentes deste mercado e acrescenta cases de duas empresas que atuam fortemente com incentivos e recompensas: a Sodexo e a SKY.

Scielo Brasil

A biblioteca online Scielo Brasil reúne artigos de diversos temas e para localizar o que você busca, basta realizar uma pesquisa na página. O artigo acadêmico Viagem de Incentivo – Uma Poderosa Ferramenta de Marketing, de Jean-François L. M. Hue, especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV, por exemplo, faz um panorama sobre a eficácia das viagens de incentivo quando implantadas adequadamente dentro de um Plano de Incentivo, aumentando a produtividade dos colaboradores.

7 publicações em inglês para anexar à sua bibliografia de Marketing de Incentivo

Business2community

No site Business2community, há uma área específica para o marketing de incentivo, onde podem ser lidos cases e notícias relacionados ao tema, como este artigo, que trata da importância da fidelidade dos consumidores em um mercado B2B.

eMarketer

O site eMarketer traz sempre o que há de mais recente no mundo do marketing. Uma ótima pesquisa para anexar à sua bibliografia de marketing de incentivo é “Loyalty Marketing: creating stickiness in a distracted world” (em tradução livre: “Loyalty Marketing: criando fidelidade em um mundo distraído”), que reporta tendências em programas de fidelidade.

Forrester

As pesquisas da Forrester podem ser encontradas no próprio site da empresa como em outros portais. A B2B Loyalty, The B2C Way, por exemplo, aborda a questão do incentivo em companhias B2B, realizando um comparativo com empresas B2C.

Incentive Federation

O site da Incentive Federation traz uma boa bibliografia de marketing de incentivo. Um estudo recente aborda o mercado de incentivo em empresas dos Estados Unidos com faturamento de até US$1M. A pesquisa foi conduzida diretamente com os participantes de programas de relacionamento e incentivo corporativos.

Incentive Magazine

A Incentive Magazine é uma revista (versões online e impressa) que traz conteúdo sobre marketing de incentivo sempre bastante atual. Essa notícia, por exemplo, faz um apanhado de valores gastos em incentivos não financeiros nos últimos anos. Já esse artigo trata de como medir o ROI com viagens de incentivo.

Incentive Marketing Association

O site da Incentive Marketing Association reúne informações pertinentes ao marketing de incentivo, como cases de sucesso. Aqui, eles estão divididos nas seguintes áreas: Programas de Serviço ao Consumidor. Programas ao Distribuidor, Programas de Incentivo ao Colaborador e Programas de Incentivo à área de Vendas. Para aumentar sua bibliografia de marketing, recomendamos um de cada: Cartões de presente gratuitos em compras online, pela loja de roupas Aéropostale; Programa Toyota Sales Society, para recompensar distribuidores da marca; Programa Bankwest Heroes, de reconhecimento de colaboradores; e o Journey to the World Series, do Huntington National Bank, para vendedores.

The Loyalty Leap for B2B, Turning Customer Information into Customer Intimacy

O livro (em inglês) do autor Bryan Pearson, presidente e CEO da LoyaltyOne Inc., empresa que promove estratégias, programas e soluções de loyalty, tem uma amostra de 67 páginas aqui (você pode comprar o livro se achar válido). Trata-se de um “spin-off” do bestseller “The Loyalty Leap” – outro livro para incluir na sua bibliografia de marketing de incentivo-, voltado ao segmento B2B. Pearson expõe sua experiência no setor, desde pequenos negócios a grandes corporações, principalmente por meio de cases.

Você conhece mais alguma publicação importante do setor? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

 

Ebook: Loyalty Marketing

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone