O TED Talks é uma série de conferências. Nele, grandes pensadores são convidados a disseminar ideias e novos conceitos sobre diferentes áreas. Pelos palcos itinerantes da iniciativa, já passaram grandes nomes da Tecnologia, Entretenimento e Design. E como não poderia ser diferente, alguns dos TED Talks de maior audiência são sobre motivação e engajamento.
Já citamos aqui no TSI o TED Talk da desenvolvedora de Games, Jane McGonial, como um dos melhores para exemplificar como a gamificação pode ser aplicadas em estratégias de motivação e engajamento. Na palestra, McGonial fala sobre otimismo urgente, produtividade prazerosa, significado épico. Além de outras características de comportamentos comuns em jogadores online. Mostra ainda que elas podem ser replicadas para alcançar melhores resultados em atividades para do mundo real.
Se você já jogou um game por algum tempo, passou de fases, ganhou recompensas e tentou analisar (em algum nível) a sua relação com o jogo, deve ter percebido três coisas bem comuns em mecânicas de games:
Esse é o tema da palestra do escritor, Tom Chatfield: jogos são pensados para distribuir recompensas e isso pode ser replicado nas nossas tarefas cotidianas e até para objetivos maiores de um grupo.
Ainda no tema engajamento, já falamos bastante aqui no TSI sobre gamificação aplicada a estratégias de incentivo e fidelização. Confira nosso eBook Gamificação para Programas de Incentivo.
“A ciência confirma o que sabemos em nossos corações. Então, se repararmos esse desencontro entre o que a ciência sabe e o que os negócios fazem, se nós trouxermos nossa motivação, noções de motivação para o século 21, se passarmos essa preguiçosa, perigosa, ideologia de recompensas e punições, podemos fortalecer nossos negócios, podemos resolver muitos problemas da vela, e, talvez, talvez possamos mudar o mundo.”
Acima, temos a parte final da palestra do advogado, apresentador e autor, Dan Pink. Trouxemos aqui o final, não porque temos uma vontade incontrolável de disseminar spoilers, mas porque o mais interessante de sua apresentação não é exatamente a conclusão e, sim, como ele chega até ela. Pink, traz exemplos de experimentos, pesquisas e casos de sucesso para falar das diferentes formas de promover motivação e engajamento.
Esses foram os Ted Talks sobre motivação e engajamento que separamos para vocês. Ideias inspiradoras que podem ser aplicadas ao mundo dos programas de incentivo e fidelização.
Se você acabou de assistir essas palestras e já está com a mente fervilhando de ideias que podem melhorar o engajamento do seu programa, baixe, gratuitamente, o Loyalty Canvas. Nossa ferramenta para auxiliar a desenhar estratégias de relacionamento é o primeiro passo para começar a colocar suas ideias em prática.
O Radar TSI #213 trouxe estudos sobre Black Hat e White Hat na gamificação, programa…
Descubra como um e-mail marketing que encanta pode ajudar nas estratégias para engajar e fidelizar…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…
Descubra como a experiência do funcionário (EX) impactam a produtividade, o engajamento e os resultados…
RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…
Nos últimos anos, a Black Friday se firmou como um dos principais eventos de consumo…