Artigos

3 TED Talks sobre motivação e engajamento que você precisa assistir

O TED Talks é uma série de conferências. Nele, grandes pensadores são convidados a disseminar ideias e novos conceitos sobre diferentes áreas. Pelos palcos itinerantes da iniciativa, já passaram grandes nomes da Tecnologia, Entretenimento e Design. E como não poderia ser diferente, alguns dos TED Talks de maior audiência são sobre motivação e engajamento.

3 ótimos TED Talks sobre motivação e engajamento

Jogando por um mundo melhor – Jane McGonial

Já citamos aqui no TSI o TED Talk da desenvolvedora de Games, Jane McGonial, como um dos melhores para exemplificar como a gamificação pode ser aplicadas em estratégias de motivação e engajamento. Na palestra, McGonial fala sobre otimismo urgente, produtividade prazerosa, significado épico. Além de outras características de comportamentos comuns em jogadores online. Mostra ainda que elas podem ser replicadas para alcançar melhores resultados em atividades para do mundo real.


7 maneiras pelas quais os jogos recompensam o cérebro – Tom Chatfield

Se você já jogou um game por algum tempo,  passou de fases, ganhou recompensas e tentou analisar (em algum nível) a sua relação com o jogo, deve ter percebido três coisas bem comuns em mecânicas de games:

  1. Você nunca receberá um desafio que você não poderá alcançar. Seu limite será testado mas o desafio é alcançável;
  2. O seu objetivo é dividido em centenas, ou milhares, de pequenos desafios;
  3. Você é recompensado por cada uma dessas pequenas tarefas, o suficiente para continuar engajado.

Esse é o tema da palestra do escritor, Tom Chatfield: jogos são pensados para distribuir recompensas e isso pode ser replicado nas nossas tarefas cotidianas e até para objetivos maiores de um grupo.

 

 

Ainda no tema engajamento, já falamos bastante aqui no TSI sobre gamificação aplicada a estratégias de incentivo e fidelização. Confira nosso eBook Gamificação para Programas de Incentivo.

A surpreendente ciência da motivação – Dan Pink

“A ciência confirma o que sabemos em nossos corações. Então, se repararmos esse desencontro entre o que a ciência sabe e o que os negócios fazem, se nós trouxermos nossa motivação, noções de motivação para o século 21, se passarmos essa preguiçosa, perigosa, ideologia de recompensas e punições, podemos fortalecer nossos negócios, podemos resolver muitos problemas da vela, e, talvez, talvez possamos mudar o mundo.”

Acima, temos a parte final da palestra do advogado, apresentador e autor, Dan Pink. Trouxemos aqui o final, não porque temos uma vontade incontrolável de disseminar spoilers, mas porque o mais interessante de sua apresentação não é exatamente a conclusão e, sim, como ele chega até ela. Pink, traz exemplos de experimentos, pesquisas e casos de sucesso para falar das diferentes formas de promover motivação e engajamento.


Esses foram os Ted Talks sobre motivação e engajamento que separamos para vocês. Ideias inspiradoras que podem ser aplicadas ao mundo dos programas de incentivo e fidelização.

Se você acabou de assistir essas palestras e já está com a mente fervilhando de ideias que podem melhorar o engajamento do seu programa, baixe, gratuitamente, o Loyalty Canvas. Nossa ferramenta para auxiliar a desenhar estratégias de relacionamento é o primeiro passo para começar a colocar suas ideias em prática.

 

Conteúdos recentes

[Radar TSI #256] Fidelidade na reforma tributária, estratégias que não saem do papel, Fórum da ABEMF chegando e +

O Radar TSI #256 destaca a inclusão dos programas de fidelidade na reforma tributária, o…

% dias atrás

Valor Percebido: como o equilíbrio entre preço, sortimento e experiência guia a fidelização no varejo

Saiba como o valor percebido — resultado do equilíbrio entre preço, sortimento e experiência —…

% dias atrás

[Radar TSI #255] Bancos de dados de fidelidade sob ataque, lição de fidelização na música, cultura organizacional e +

O Radar TSI #255 explora como bancos de dados ligados a programas de fidelidade estão…

% dias atrás

Exclusividade & Comunidade: como o caso Labubu revela o motor cultural da lealdade em tempos de hype, escassez e pertencimento

Saiba como o caso Labubu revela lições para programas de fidelidade: exclusividade, comunidade e emoção…

% dias atrás

[Radar TSI #254] Diferentes caminhos para a CX B2B, a miragem das redes sociais, inovação no Cinemark e +

O Radar TSI #254 explora os diferentes caminhos para o CX B2B, a miragem das…

% dias atrás

Mais do que mensalidade: como programas baseados em assinatura criam (ou perdem) lealdade

Descubra como programas de fidelidade baseados em assinatura vão além da mensalidade e podem criar…

% dias atrás