[Radar TSI #225] Consumidores leais estão dispostos a pagar mais, mobile em ascensão, monetização do programa e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI #225, reunimos estudos que abordam como consumidores leais estão dispostos a pagar mais por produtos, que o mobile segue em ascensão, a monetização do programa e muito mais.
[MARIGOLD]
Consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas às quais são leais
O Consumer Trends Index 2025 da Marigold, estudo anual realizado pela marca, investiga as atitudes dos consumidores em relação à lealdade às marcas, personalização, privacidade de dados e outros fatores que influenciam o comportamento de compra. Neste ano, a pesquisa, realizada com mais de 20 mil consumidores globalmente, trouxe insights valiosos para profissionais focados em estratégias de fidelização. Entre os principais achados, destaca-se que 68% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas às quais são leais.
No entanto, 70% afirmaram que, embora comprem frequentemente das mesmas marcas, não se sentem necessariamente leais a elas, indicando uma oportunidade para as empresas fortalecerem os vínculos emocionais com seus clientes. Além disso, a qualidade do produto ou serviço (82%) e um atendimento ao cliente excepcional (74%) foram identificados como fatores cruciais para manter a lealdade dos consumidores. Personalização (64%) e programas de fidelidade (64%) também desempenham papéis significativos na construção de conexões mais profundas com os clientes.
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[CARTA CAPITAL]
Mobile em ascensão
Em 2024, 70% dos acessos ao varejo online no Brasil foram realizados por dispositivos móveis, enquanto apenas 30% ocorreram via desktop, conforme dados divulgados pela Kobe Apps. Essa tendência reforça a necessidade de as marcas adaptarem suas estratégias para oferecer experiências integradas e sem atritos entre lojas físicas e plataformas digitais. Bruno Bulso, COO e cofundador da Kobe Apps, enfatiza que “o consumidor espera uma jornada sem atritos, independentemente do canal escolhido. Quem não evoluir pode perder relevância”.
Para o executivo, ter um aplicativo próprio deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade estratégica, possibilitando personalização, fidelização e maior controle sobre a experiência do cliente. A previsão para 2025 é de um crescimento de 10% nos acessos por aplicativos móveis, consolidando o consumo cada vez mais focado em smartphones. O estudo da Kobe Apps ainda indica que as taxas de conversão em aplicativos superam 3%, em média, em comparação ao desktop, reforçando o impacto do mobile no varejo digital.
[MERCA 2.0]
Como monetizar o seu programa?
O artigo aborda estratégias para monetizar programas de fidelidade, transformando-os em fontes adicionais de receita para as empresas. Inicialmente, destaca a importância de estabelecer um modelo em que a diferença entre o valor dos pontos acumulados e o valor na hora do resgate (spread) seja favorável, garantindo a rentabilidade sem comprometer a percepção de valor pelos clientes. Além disso, a formação de parcerias com terceiros, criando programas de coalizão, permite que outras organizações adquiram pontos para seus próprios clientes, ampliando o alcance e a atratividade do programa. Outra estratégia mencionada é a oferta de recompensas exclusivas ou premium que os clientes podem adquirir utilizando uma combinação de pontos e dinheiro, incentivando gastos adicionais.
Além disso, o artigo destaca que a monetização de um programa de fidelidade exige uma estratégia bem estruturada e um profundo entendimento das necessidades e preferências dos clientes, além da escolha do modelo adequado para cada esquema de monetização. Ao implementar as alavancas corretas, as organizações podem transformar seus programas de fidelidade em um fluxo de receita sustentável e um impulsionador de crescimento de longo prazo.
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[ESPM]
O modelo RFV pode alavancar a hipersegmentação de clientes
Entender o comportamento do cliente é essencial em qualquer negócio, e no varejo não é diferente, levando ao aumento das vendas e fortalecendo a fidelização. No dia 1º de abril, às 20h, a aula online e gratuita “Alavancando Vendas no Seu Varejo através do Modelo RFV”, ministrada por Marcelo Custodio, CEO da Valuenet, trará insights valiosos sobre como segmentar clientes com base na Recência, Frequência e Valor de compra (RFV), além de casos práticos de mercado.
Esse modelo permite direcionar ações personalizadas e altamente eficazes. Empresas que aplicam essa estratégia conseguem não apenas aumentar o ticket médio, mas também transformar clientes ocasionais em verdadeiros defensores da marca. A universidade também disponibiliza, para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e dominar estratégias omnichannel no varejo, o Master em Inteligência e Gestão do Varejo Omnichannel. Esse curso é ideal para profissionais que querem integrar dados, tecnologia e experiência do cliente e alavancar resultados.
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