Radar

[The New Yorker] Quando os dados não retratam a realidade

É preciso conhecer a realidade para alterá-la, diz, sabiamente, o ditado. Mas para isso, precisamos não só coletar dados, mas pensar na forma de fazer isso e como decifrá-los. Hoje em dia, para governos e empresas, pior do que a falta de dados é uma coleta equivocada e leitura incorreta desse material. Este texto aborda como isso pode ser contraprodutivo quando estímulos ou soluções são baseados em dados enviesados. 

O artigo fala dos limites da precisão dos números em capturar a “indisciplina da realidade”, ou seja, da representação do mundo de forma estatística. São apresentadas situações como algoritmos tendenciosos e “planilhas” que mostravam dados corretos, mas que não retratavam o mundo real. Por exemplo, uma cota maior de produção de tecido aferida por comprimento – a empresa batia a meta, mas sem aumentar a produção, porque havia diminuído a largura das bobinas.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 

Conteúdos recentes

[Radar TSI #189] Nudges influenciam decisões, mas não as mantém, gestão de dados no Brasil e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #188] Valores éticos como fatores de fidelização, como incentivar captura de dados e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #187] O paradoxo do consumidor sustentável, erros na fidelização, comunicação e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[Radar TSI #186] A crescente economia gamer, coleta de zero-party data, Loyalty e pós-venda e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás

[White paper] Lições de campanhas promocionais para estratégias de fidelização (e vice-versa)

Aprendizados de Ações Promocionais para sua Estratégia de Loyalty, novo white paper exclusivo do Tudo…

% dias atrás

[Radar TSI #185] Ipiranga unifica seus programas B2C, tendências de martech, Loyalty holístico e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás