As plataformas de pagamentos móveis vinham se consolidando antes de 2020, mas poder fazer pagamentos via celular de forma segura, e sem contato, no ano da pandemia, foi um incentivo e tanto para elas. Este artigo da Harvard Business Review Brasil analisa duas forças do setor, Apple Pay (EUA) e AliPay (China) e suas diferentes estratégias e resultados, com uma mensagem clara: é preciso pensar o ecossistema, com viabilidade econômica para o B2B e experiência e segurança para o B2C.
Apesar das diferenças entre os dois mercados e momentos das economias, o que se destaca é que a Apple focou primordialmente na experiência do cliente (cultura da companhia) com seus aparelhos e não nos bancos e comerciantes (com taxas não atrativas). Já a Alipay ofertou taxas e custos de implementação baixos, compartilhando insights sobre percepções dos consumidores, e auxiliando comerciantes a gerar novos serviços e promoções personalizadas.
O Radar TSI #249 aborda a força das comunidades em programas de fidelidade, uma nova…
Descubra como como alinhar dados e estratégia para gerar valor real em programas de fidelidade…
O Radar TSI #248 aborda o crescimento expressivo dos programas nacionais, a nova sinalização do…
Descubra como os programas de fidelidade na hotelaria estão entre experiência, relevância e diferenciação
O Radar TSI #247 aborda como preço competitivo e variedade seguem como fatores decisivos para…
Descubra como aplicar IA com propósito e empatia em programas de fidelidade. Baixe o e-book…