[Radar TSI #159] Programas pagos em alta, TSI no 6º Fórum da ABEMF, ESG no e-commerce e +

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RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #159, reunimos artigos sobre os programas de fidelidade pagos em alta, o TSI no 6º Fórum Brasileiro de Fidelização, ESG no e-commerce e mais.


programas pagos em alta

[THE WISE MARKETER]
Programas de fidelidade pagos estão na moda. Saiba por que

Segundo este artigo, nos Estados Unidos, sete em cada dez companhias pretendem renovar seus programas ou ações de fidelidade em 2023. Isso inclui versões ou camadas premium de seus programas. Dados da McKinsey mostram que 60% dos membros dessa iniciativas são mais propensos a gastar mais (enquanto nas versões gratuitas, essa taxa é de 30%). Fala-se também do modelo com cartões de carga prévia, como o do Starbucks (US$ 1 bilhão pagos adiantados só em 2022, um verdadeiro empréstimo de capital de giro a juro zero).

O texto comenta ainda o fator positivo da previsão de recursos de um programa premium e cita cases como do o Walmart, além de apresentar cinco diretivas para o sucesso do modelo:
1) Benefícios condizentes – Taxa tem de proporcionar valor para cada público, com vantagens únicas e tempo adequado de resgate;
2) Fácil entendimento – Regras simples e benefícios visíveis, a relevância do programa precisa estar explícita;
3) Plataforma de Loyalty Varejistas, principalmente, têm de operar dados de seus clientes e conhecer suas preferências;
4) Manter o prometido – As expectativas dos membros pagantes são altas, não os desaponte;
5) Ser sustentável – Planejar custos, pois o programa terá menos participantes que a versão freemium, mas justamente os que gastam mais.

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[ABEMF]
Abertas as inscrições para a sexta edição do maior evento sobre fidelização do País

O 6º Fórum Brasileiro de Fidelização, promovido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), já tem data e local marcados: 12 de setembro, no WTC, em São Paulo. Com o intuito de proporcionar uma visão ampla do mercado de Loyalty no Brasil e no exterior, o evento terá palestras sobre o status atual, o comportamento do consumidor pós-pandemia, oportunidades, desafios, potencial de crescimento e impacto de novas tecnologias.

Este ano, a edição contará também com uma parceria inédita entre a ABEMF e o portal Tudo Sobre Incentivos (TSI). A entidade e o TSI estão atuando na produção conjunta de uma pesquisa abrangente sobre o mercado de fidelização no Brasil. O levantamento trará uma série de dados sobre preferências, expectativas e comportamentos dos consumidores quanto aos programas e as ações de fidelização e como isso impacta sua relação com as marcas. As inscrições já estão abertas.

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[TIME]
Nos EUA, empresas estão menos generosas com brindes e promoções

As companhias vêm ficando mais mesquinhas quando o tema são descontos e gratuidades, como promoções de aniversário e brindes, os freebies. É o que este texto mostra com exemplos nos Estados Unidos: Dunkin’ trocando a bebida grátis de aniversário por pontos triplos, Sephora impondo compras online mínimas de US$ 25 por um brinde, etc. O autor lembra ainda que nos últimos anos, a Starbucks foi limitando o período de resgate da bebida grátis de aniversário, de um mês para uma semana, depois quatro dias e, finalmente, apenas a data.

Os motivos, claro, redução de custos das iniciativas de fidelização. Essas ações mostram ajustes naturais dos programas e não necessariamente uma perda para o cliente – mas é preciso haver uma compensação e a comunicação dessas mudanças é crucial para que não haja ressentimento e sensação de prejuízo. Outra lição aqui é a dependência de alavancas apenas transacionais, o que leva sempre a uma “race to the bottom” (uma cessão sem critério de benefícios, atitude custosa às companhias).

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[SMILE .IO]
Cinco estratégias de responsabilidade social e ambiental para o e-commerce

ESG (Environmental, Social and Governance) são práticas hoje indispensáveis em qualquer empreendimento. No quesito fidelização, elas são um forte laço por mostrar compartilhamento de valores entre marca e clientes. Este artigo reúne cinco estratégias de responsabilidade social e ambiental para o e-commerce que podem ser implementadas por empresas de quaisquer ramos.

1) Crie experiência personalizada e ecológica por meio do pacote; material reciclável não é uma embalagem, é uma mensagem;
2) Adote uma causa, colaborando com uma entidade sem fins lucrativos para gerar impacto social;
3) Tente compensar sua pegada de carbono, melhorando processos de produção, reduzindo desperdício;
4) Tome decisões de despacho de produtos e logística baseadas em dados, otimizando o processo;
5) Colabore em vez de competir, os resultados serão maiores e os clientes reconhecerão esforços de marcas conjuntas.

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