Artigos

Premiação: diferencial para incentivar vendas (mas deve-se ir além)

Falar sobre tipos de premiações para equipes de vendas é entrar em um incrível mundo de possibilidades, ainda que muitas empresas prefiram adotar a estratégia metas e comissão para incentivar vendas. Mas será que não está na hora de inovar?

Muitas vezes, as respostas para incentivar vendas estão dentro da empresa. Elas se traduzem em conveniências, em melhorias no local de trabalho e em reconhecimentos. Uma pitada de valorização diária é muitas vezes mais efetiva do que uma bonificação, para o vendedor que já tem um desempenho elevado.

Pensando nisso, é necessário entender que o 26objetivo de incentivar vendas caminha lado a lado com o engajamento.

Visão estratégica em premiações para incentivar vendas

É importante considerar a motivação para vendas como um instrumento estratégico, que inclua prazos e investimentos. Alguns itens são indispensáveis para pensar na fase de planejamento:

Quem é o usuário?

O perfil de quem compõe o time comercial vai além de idade e gênero. Busque mais! De que região do país vem, quais seus hobbies e anseios profissionais e pessoais? Crie um portfólio de premiação amplo, mas com subgrupos para que os participantes recebam sugestões de premiação de acordo com o seu perfil.

Qual o objetivo do programa?

O que a empresa quer conquistar com um programa ou ação para incentivar vendas? Pode parecer uma pergunta redundante, afinal, queremos vender! Mas, antes da meta final, há muitos objetivos a serem alcançados, entre eles, o engajamento e o reconhecimento.

Quais comportamentos incentivar?

Cada objetivo requer um comportamento. Quer promover um melhor relacionamento entre o time? Faça-os interagir: crie um canal de comunicação com informações pertinentes ao trabalho, dicas e quizzes. Crie rankings para enfatizar suas conquistas. Convide-os para um happy hour ou um almoço de integração. Quer incentivar aumento nas vendas? Ofereça uma capacitação atrativa, que utilize recursos modernos como aplicativos e gamificação;

Como vou comunicar as ações?

Para divulgar cada etapa do programa e receber feedback é preciso criar canais que tenham a ver com o perfil dos usuários. O canal de comunicação, a frequência e a linguagem utilizada nas mensagens são fatores importantes e, por isso, devem ser transparentes e relevantes;

Como eu quero premiar?

O desenho do pacote de recompensas define não só o tipo de prêmio, mas o timing de cada campanha, público-alvo, investimento disponível e indicadores de resultados. O planejamento estabelece recompensas de acordo com o momento do profissional na empresa, incentivos que também sejam emocionalmente relevantes, doses diárias de reconhecimento. Premiar pode ser uma arte e precisa ser pensada estrategicamente.

Vá além da recompensa monetária para incentivar vendas

O sol nasce pra todos

Pense naquele vendedor que anseia alcançar metas altas, mas está desmotivado pois seu desempenho tem sido abaixo da média. Como incentivá-lo a trabalhar mais e melhor, se a alta comissão está ao alcance somente dos destaques do time?

Lembrando que vendedores de desempenho mediano precisam ser o público-alvo do seu programa de incentivo. Eles devem ser motivados em doses terapêuticas.

Durante o planejamento do programa, estabeleça premiações para cada fase, e não só ao final. Um recurso mais econômico do que as bonificações, e mais eficiente para incentivar vendas, é a capacitação.

Incluindo, sempre, gamificação e tecnologia. Mas não esqueça de que atitudes simples não devem ser subestimadas. Por exemplo, experimente enviar um e-mail reconhecendo o esforço e a melhora no desempenho desses profissionais.

Deixe os grandes serem grandes

Vendedores de alto desempenho tendem a sempre atingir suas metas e, por isso, é preciso mais criatividade para mantê-los motivados. Para esse grupo, tempo livre é uma das melhores recompensas. Folga extras, momentos de lazer com colegas de trabalho, ou com a família.

Lembre-se também que quem já performa com excelência vai querer que sua opinião seja levada em conta para melhoria de serviços e produtos.

Pensando nisso, inclua em seu programa de incentivo um espaço para inovação, onde eles possam colaborar com ideias e opiniões. Essa é uma ótima forma de reconhecer a importância desse profissional para sua empresa.

Conteúdos recentes

[Radar TSI #236] Mercado brasileiro bate recorde, viajantes dos EUA e os programas, IA generativa e +

O Radar TSI #236 aborda como o mercado de fidelidade brasileiro bate recordes em 2024,…

% dias atrás

Entrevista exclusiva: Ariel Alexandre revela como o Gotas está revolucionando a fidelidade nos clubes de futebol com SocialFi e tokenização

Descubra como o Gotas está revolucionando a fidelidade nos clubes de futebol com SocialFi e…

% dias atrás

[Radar TSI #235] Confiança sustenta a lealdade, fidelidade financeira, case de gamificação do KFC e +

O Radar TSI #235 aborda como a confiança, não perfeição, é o que sustenta a…

% dias atrás

Benefícios não transacionais: a camada invisível que sustenta a lealdade de longo prazo

Descubra como os benefícios não transacionais operam no plano emocional e relacional da experiência do…

% dias atrás

[Radar TSI #234] 5 lições dos melhores programas, fidelização no agronegócio, personalização no mercado de beleza e +

O Radar TSI #234 aborda as 5 lições dos melhores programas de fidelidade, case da…

% dias atrás

ABEMD Talks reúne grandes nomes do mercado em debate sobre o presente e o futuro do loyalty no Brasil

Evento ABEMD Talks reúne grandes nomes do mercado em debate sobre o presente e o…

% dias atrás