[Radar TSI #203] Como se gastam dinheiro e pontos, 4 tendências no setor de combustíveis e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #203, reunimos artigos e materiais sobre como os consumidores gastam pontos e dinheiro de diferentes formas, quatro tendências no setor de combustíveis e conveniência, remuneração para práticas agrícolas sustentáveis e mais.
[HARVARD BUSINESS REVIEW]
Consumidores gastam pontos e dinheiro de forma diferente
A partir do robusto crescimento do uso de milhas dos programas de fidelidade nas últimas décadas, esta pesquisa analisou mais de 29 mil transações de acúmulo e resgate de pontos, nos últimos dois anos, feitas por 500 clientes de companhias aéreas, nos Estados Unidos. Os autores, então, colocam os consumidores em quatro categorias e abordam as implicações estratégicas para os gestores de programas, como segmentação e personalização de ofertas e descontos (e que servem não só para as aéreas):
1) Defensores do dinheiro: Preferem in cash, mesmo quando o valor de compra dos pontos é idêntico;
2) Imparciais quanto à moeda: Consideram tanto pontos quanto dinheiro, valorizando-os igualmente;
3) Gamers de pontos: Buscam as melhores oportunidades de resgate, principalmente quando os pontos superam o dinheiro;
4) Amantes de pontos: Valorizam as milhas mais do que o dinheiro, mesmo se o poder de compra for igual ou menor.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[MASTERCARD DATA & SERVICES]
Quatro tendências do setor de abastecimento e conveniência
Este levantamento reúne insights importantes sobre o setor de abastecimento de combustíveis (e também de veículos elétricos) e lojas de conveniência, principalmente nos quesitos parcerias e experiência do consumidor (CX). Apontando quatro tendências na área, o artigo destaca como resultado a fidelização de clientes, por meio não só dos programas como de ações conjuntas:
1) As marcas estão se unindo em parcerias para atender toda a gama de necessidades dos consumidores;
2) As marcas estão testando novos formatos para chegar a mais clientes em mais ocasiões;
3) As lojas de conveniência estão incluindo personalização para agregar valor ao consumidor;
4) O aumento no número de veículos elétricos tem feito as lojas de conveniências atentarem a um mercado crescente.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[CONSUMIDOR MODERNO]
Três pilares para o sucesso das marcas: Expectativa, contexto e empatia
A Ipsos lançou o estudo Contextual Brand Success 2024, em que analisa a importância de compreender o contexto em que as marcas operam e como isso influencia seu sucesso. O texto traz ainda um ranking com 20 empresas, sendo as cinco primeiras: 1) Nestlé; 2) Google; 3) Samsung; 4) Colgate; e 5) Natura. A pesquisa foi realizada com 2.000 entrevistados, e identificou que as marcas que mais bem atendem às necessidades dos consumidores têm foco em três pilares (que dialogam fortemente com as estratégias de Loyalty):
Expectativa: Refere-se às percepções dos consumidores sobre qualidade, inovação e reconhecimento das marcas, estando as expectativas em constante mudança;
Contexto: Representa 50% do peso na escolha da marca e inclui o Macro Contexto (responsabilidade socioambiental etc.) e o Micro Contexto (necessidades individuais, entre outras);
Empatia: Mede o nível de conexão das empresas com os valores e a vida dos consumidores, avaliando a percepção sobre ética e integridade das marcas.
[GLOBO RURAL]
Nova metodologia remunera práticas agrícolas sustentáveis
Uma nova metodologia que premia o agro responsável e contribui com o aperfeiçoamentos dos programas de captura de carbono. Esse é o PSA Carbon Agro Perene, projeto que remunera o trabalho de conservação de mata nativa e produção agrícola sustentável, criado em parceria pela Citrosuco, Eccon Soluções Ambientais e Reservas Votorantim.
A remuneração dos produtores é feita de acordo com métricas que avaliam a conservação florestal, manutenção e melhoria de qualidade de água, manutenção de habitat para biodiversidade (fauna e flora), manutenção de ecossistemas, oferecimento de infraestrutura de suporte a boas práticas agrícolas, de manejo sustentável, entre outras. Objetivo é diminuir emissão de gases de efeito estufa na produção de culturas perenes, como laranja, café, cacau etc.
Gostou deste conteúdo ou quer falar com um especialista? Comente ou envie sua opinião, dúvidas, sugestões e ideias para nosso email [email protected]