Já mostramos aqui no Tudo Sobre Incentivos mais informações sobre a metodologia Canvas aliada ao conceito de Loyalty e como ela pode ser aplicada no planejamento estratégico de programas de relacionamento.
Hoje iremos mostrar na prática como essa ferramenta pode ser útil no setor de agronegócios, por exemplo.
Qual a utilidade da metodologia Loyalty Canvas?
Para qualquer tipo de indústria, é primordial analisar as características e objetivos do seu negócio, o perfil e comportamento (real e desejado) do público alvo e as oportunidades a serem exploradas para o desenvolvimento de um programa de fidelidade e incentivo.
A função do Loyalty Canvas é diagnosticar, por meio do seu esquema visual, as estratégias que podem ser usadas para tornar suas iniciativas de marketing de relacionamento mais abrangentes, relevantes, e para garantir um real engajamento de seus públicos.
Entendendo a metodologia Canvas na prática
Para que você compreenda como funcionam as etapas do método e como o processo flui, vejamos um exemplo do setor de agronegócio.
Members (Membros)
Para qual público o programa será destinado? No caso do setor de agronegócio, existem públicos específicos a serem incentivados:
- Cliente direto: fazendeiros ou agricultores de grande porte e cooperativas agrícolas;
- Revendedores e distribuidores: atuam com o cliente final;
- Especialistas da área: agrônomos, engenheiros agrônomos e ambientais, administradores rurais etc.;
Behaviors (Comportamentos)
A fim de atingir os objetivos traçados, é preciso identificar os perfis dos participantes e os comportamentos desejados. No caso do exemplo acima, poderíamos incentivar:
Cliente direto
- Compra e recompra (fidelização com a marca);
- Uso adequado dos produtos;
- Indicações dos produtos da empresa;
- Consumo de conteúdo especializado;
- Uso de técnicas adequadas (sustentáveis, com respeito ao meio ambiente).
Revendedores e Distribuidores
- Aumentar o volume de vendas;
- Indicações de produtos ao cliente final;
- Uso adequado dos materiais promocionais;
- Aumento de vendas cruzadas (cross selling);
- Treinamentos.
Especialistas da área
- Participação em eventos da marca;
- Indicações, tanto de produtos para possíveis clientes quanto para outros profissionais da área para participarem do programa;
- Cursos e treinamentos para uso adequado dos produtos.
Rewards (Recompensas)
Outra medida privilegiada na metodologia Canvas é identificar os tipos de premiações destinadas aos participantes do programa de incentivo. Aqui um fator deve ser considerado: as recompensas devem ser personalizadas; devem levar em conta o perfil dos participantes e os comportamentos que serão incentivados.
Perceba que para motivar de verdade os prêmios devem garantir experiências únicas, marcando a trajetória do participante no programa ao longo do tempo. É interessante sempre diversificar, indo além da tradicional bonificação em dinheiro. Tomando como base nosso exemplo, as recompensas podem ser:
Cliente direto
- Descontos em produtos e serviços;
- Materiais educativos;
- Estudos de qualidade do solo;
- Boletins meteorológicos;
- Visitas de especialistas;
- Cursos de especialização;
- Linha de crédito exclusiva;
- Assessoria administrativa.
Revendedores e distribuidores
- Cursos;
- Treinamentos;
- Consultoria para o negócio;
- Experiências (como viagens);
- Workshops;
- Reconhecimento;
- Visitas às fábricas.
Especialistas da área
- Portal de reconhecimento e certificação em uso de produtos e equipamentos;
- Materiais educativos;
- Visitas às fábricas;
- Ofertas de cursos, seminários ou treinamentos;
- Viagens técnicas (para conhecer procedimentos ou melhores práticas).
Se você tem interesse em saber mais sobre a metodologia do Loyalty Canvas, acesse nosso conteúdo rico abaixo.