Artigos

[Guia] Ferramentas de fidelização: conceitos e aplicações

Bastante conhecidas e utilizadas, as ferramentas de fidelização e engajamento – programas de pontos, descontos, badges, milhas etc. – possuem conceitos que muitas vezes são deixados de lado. Este nosso Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento reúne essas informações para uma melhor aplicação dessas alavancas de loyalty e até mudanças nas estratégias de fidelização.

Ferramentas de fidelização e engajamento

Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos (clientes, parceiros ou colaboradores, por exemplo). Elas também são comumente chamadas de alavancas ou motores de incentivo.

Por trás de cada ferramenta de fidelização existe um conceito e compreendê-los pode fazer toda a diferença na hora de escolher quando e para qual público utilizá-las. Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto (multialavancas). Isso dependerá dos públicos (e de seus gostos) que se quer atingir e da estratégia escolhida.

Guerra de descontos

Muitas vezes, as ferramentas de fidelização e engajamento são utilizadas apenas de forma reativa. É comum vermos “guerras” de descontos para ver quem leva a atenção do consumidor. E, no caso de engajamento de colaboradores, as ações costumam ser corretivas. Ou seja, promove-se pouco engajamento orgânico.

Neste Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento não só trazemos a base conceitual dessas alavancas como exemplificamos como é possível transformá-las em ações customizadas a serviço dos objetivos da marca e de seus públicos de interesse. Baixe o seu guia gratuitamente no banner abaixo.

 

E confira também o Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2.

Conteúdos recentes

[Radar TSI #266] Pontos em alta, fidelização nos pequenos negócios, a leitura da Amazon sobre diversificação e recorrência e +

O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…

% dias atrás

O papel da comunicação na percepção de valor dos programas de fidelidade

Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…

% dias atrás

[Radar TSI #265] Cibercrime no loyalty, o poder do aniversário nos programas de fidelidade, cinco tendências para acompanhar em 2026 e +

O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…

% dias atrás

O valor da lembrança: como o fim de ano ativa a lealdade emocional

Como rituais de fim de ano fortalecem vínculos e transformam reconhecimento em lealdade, com exemplos…

% dias atrás

Fidelidade premium em alta: por que os consumidores estão dispostos a pagar por vantagens

Mais de 90% dos brasileiros pagariam por benefícios extras em programas de fidelidade. Entenda o…

% dias atrás