Artigos

[Guia] Ferramentas de fidelização: conceitos e aplicações

Bastante conhecidas e utilizadas, as ferramentas de fidelização e engajamento – programas de pontos, descontos, badges, milhas etc. – possuem conceitos que muitas vezes são deixados de lado. Este nosso Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento reúne essas informações para uma melhor aplicação dessas alavancas de loyalty e até mudanças nas estratégias de fidelização.

Ferramentas de fidelização e engajamento

Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos (clientes, parceiros ou colaboradores, por exemplo). Elas também são comumente chamadas de alavancas ou motores de incentivo.

Por trás de cada ferramenta de fidelização existe um conceito e compreendê-los pode fazer toda a diferença na hora de escolher quando e para qual público utilizá-las. Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto (multialavancas). Isso dependerá dos públicos (e de seus gostos) que se quer atingir e da estratégia escolhida.

Guerra de descontos

Muitas vezes, as ferramentas de fidelização e engajamento são utilizadas apenas de forma reativa. É comum vermos “guerras” de descontos para ver quem leva a atenção do consumidor. E, no caso de engajamento de colaboradores, as ações costumam ser corretivas. Ou seja, promove-se pouco engajamento orgânico.

Neste Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento não só trazemos a base conceitual dessas alavancas como exemplificamos como é possível transformá-las em ações customizadas a serviço dos objetivos da marca e de seus públicos de interesse. Baixe o seu guia gratuitamente no banner abaixo.

 

E confira também o Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2.

Conteúdos recentes

[Radar TSI #247] Preço e variedade que fidelizam, lealdade no fast casual, profissionais que lideram e +

O Radar TSI #247 aborda como preço competitivo e variedade seguem como fatores decisivos para…

% dias atrás

[E-book gratuito] O Fator IA na Lealdade: do hype à prática com personalização em escala e empatia real

Descubra como aplicar IA com propósito e empatia em programas de fidelidade. Baixe o e-book…

% dias atrás

[Radar TSI #246] A nova régua da lealdade, cashback que engaja, TikTok Shop em alta e +

O Radar TSI #246 aborda como a lealdade está sendo redefinida por consumidores mais exigentes,…

% dias atrás

Conversas que fidelizam: o papel estratégico do WhatsApp na retenção e no relacionamento com o cliente

Descubra qual é o papel estratégico do WhatsApp na retenção e no relacionamento com o…

% dias atrás

[Radar TSI #245] Franquias apostam na lealdade, salas VIP que fidelizam, ameaça silenciosa nos programas e +

O Radar TSI #245 aborda como a fidelização tem impulsionado o crescimento das franquias de…

% dias atrás

O que o futebol ensina sobre lealdade: aprendizados do Mundial de Clubes para marcas e programas de fidelidade

O que o futebol ensina sobre lealdade: aprendizados do Mundial de Clubes para marcas e…

% dias atrás