Artigos

[Guia] Ferramentas de fidelização e engajamento parte II: relacionamento

Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos, como clientes, parceiros ou colaboradores. Na primeira parte de nosso Guia de Ferramentas abordamos comportamentos, mecânicas, os conceitos e aplicações de pontos, descontos etc. Neste Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2, o foco é o relacionamento e ferramentas não-transacionais, como o reconhecimento.

Ferramentas de fidelização e engajamento

O objetivo de nosso guia é reunir informações que, a partir do contexto de cada negócio, permitam uma melhor aplicação dessas ferramentas, também chamadas de alavancas de loyalty, para atração e retenção de públicos-alvos – ou seja, aperfeiçoar a estratégia de fidelização da empresa.

Por trás de cada ferramenta de fidelização existe um conceito e compreendê-los pode fazer toda a diferença na hora de escolher quando e para qual público utilizá-las. Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto (multialavancas). Isso dependerá dos públicos (e de seus gostos) que se quer atingir e da estratégia escolhida.

Reconhecimento, a chave emocional

Nesta segunda parte de nosso guia, por exemplo, mostramos como o reconhecimento é essencial. Sendo um componente emocional (em contraponto à “racionalidade” de um desconto), o reconhecimento não pode ser transferido ou trocado e costuma perdurar no tempo. São exemplos as badges (distintivos virtuais), os rankings e elogios públicos.

Estas ferramentas promovem sentimento de realização. Uma ideia de missão cumprida e premiação (em geral, não econômica, mas com impactos reais, vide as estrelinhas do Uber) por meio do conhecimento e aprovação da comunidade. Aliás, outra ferramenta, importante: incentivar o senso de pertencimento das comunidades, com temas que podem estar ligados ao core business da empresa ou dos interesses dos clientes.

Conheça os conceitos e aplicações dessas e outras ferramentas baixando gratuitamente o Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2 no banner abaixo.

Conteúdos recentes

[Radar TSI #266] Pontos em alta, fidelização nos pequenos negócios, a leitura da Amazon sobre diversificação e recorrência e +

O Radar TSI #266 explora por que os programas baseados em pontos seguem ganhando força,…

% dias atrás

O papel da comunicação na percepção de valor dos programas de fidelidade

Entenda como a comunicação influencia o valor percebido e o engajamento em programas de fidelidade,…

% dias atrás

[Radar TSI #265] Cibercrime no loyalty, o poder do aniversário nos programas de fidelidade, cinco tendências para acompanhar em 2026 e +

O Radar TSI #265 explora discussões sobre o cibercrime no loyalty, onde estão as falhas…

% dias atrás

O valor da lembrança: como o fim de ano ativa a lealdade emocional

Como rituais de fim de ano fortalecem vínculos e transformam reconhecimento em lealdade, com exemplos…

% dias atrás

Fidelidade premium em alta: por que os consumidores estão dispostos a pagar por vantagens

Mais de 90% dos brasileiros pagariam por benefícios extras em programas de fidelidade. Entenda o…

% dias atrás