Artigos

[Guia] Ferramentas de fidelização e engajamento parte II: relacionamento

Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos, como clientes, parceiros ou colaboradores. Na primeira parte de nosso Guia de Ferramentas abordamos comportamentos, mecânicas, os conceitos e aplicações de pontos, descontos etc. Neste Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2, o foco é o relacionamento e ferramentas não-transacionais, como o reconhecimento.

Ferramentas de fidelização e engajamento

O objetivo de nosso guia é reunir informações que, a partir do contexto de cada negócio, permitam uma melhor aplicação dessas ferramentas, também chamadas de alavancas de loyalty, para atração e retenção de públicos-alvos – ou seja, aperfeiçoar a estratégia de fidelização da empresa.

Por trás de cada ferramenta de fidelização existe um conceito e compreendê-los pode fazer toda a diferença na hora de escolher quando e para qual público utilizá-las. Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto (multialavancas). Isso dependerá dos públicos (e de seus gostos) que se quer atingir e da estratégia escolhida.

Reconhecimento, a chave emocional

Nesta segunda parte de nosso guia, por exemplo, mostramos como o reconhecimento é essencial. Sendo um componente emocional (em contraponto à “racionalidade” de um desconto), o reconhecimento não pode ser transferido ou trocado e costuma perdurar no tempo. São exemplos as badges (distintivos virtuais), os rankings e elogios públicos.

Estas ferramentas promovem sentimento de realização. Uma ideia de missão cumprida e premiação (em geral, não econômica, mas com impactos reais, vide as estrelinhas do Uber) por meio do conhecimento e aprovação da comunidade. Aliás, outra ferramenta, importante: incentivar o senso de pertencimento das comunidades, com temas que podem estar ligados ao core business da empresa ou dos interesses dos clientes.

Conheça os conceitos e aplicações dessas e outras ferramentas baixando gratuitamente o Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2 no banner abaixo.

Conteúdos recentes

[Radar TSI #271] Accor estreia app no ChatGPT, reposicionamento do Azul Fidelidade, economia circular ganha força e +

Nesta edição do Radar, exploramos os desafios de maturidade em IA, a nova estratégia de…

% dias atrás

[Radar TSI #270] IA com baixa maturidade, XP investe em fidelização, Starbucks foca na experiência e +

Nesta edição do Radar, exploramos os desafios de maturidade em IA, a nova estratégia de…

% dias atrás

Carreira em loyalty: o que os profissionais da área precisam saber para crescer em 2026

Especialistas discutem os caminhos profissionais possíveis em loyalty, os setores com mais oportunidades, os perfis…

% dias atrás

[Radar TSI #269] A escolha que acontece na jornada, engajamento em serviços financeiros digitais, tributação dos programas e +

O Radar TSI #269 reúne estudos e análises sobre jornada de decisão do consumidor, recompensas…

% dias atrás

Uma base com muitos inscritos, mas um programa com pouco engajamento: onde está o problema?

Ter milhões de membros não garante engajamento. Entenda por que programas de fidelidade crescem em…

% dias atrás

[Radar TSI #268] Loyalty e valor percebido, a leitura do McDonald’s sobre fidelização, falhas na gamificação e +

O Radar TSI #268 analisam o loyalty no centro da discussão sobre valor percebido, apresentam…

% dias atrás