Ferramentas de fidelização e engajamento são as diferentes formas de se atrair e envolver públicos diversos, como clientes, parceiros ou colaboradores. Na primeira parte de nosso Guia de Ferramentas abordamos comportamentos, mecânicas, os conceitos e aplicações de pontos, descontos etc. Neste Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2, o foco é o relacionamento e ferramentas não-transacionais, como o reconhecimento.
O objetivo de nosso guia é reunir informações que, a partir do contexto de cada negócio, permitam uma melhor aplicação dessas ferramentas, também chamadas de alavancas de loyalty, para atração e retenção de públicos-alvos – ou seja, aperfeiçoar a estratégia de fidelização da empresa.
Por trás de cada ferramenta de fidelização existe um conceito e compreendê-los pode fazer toda a diferença na hora de escolher quando e para qual público utilizá-las. Essas ferramentas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto (multialavancas). Isso dependerá dos públicos (e de seus gostos) que se quer atingir e da estratégia escolhida.
Nesta segunda parte de nosso guia, por exemplo, mostramos como o reconhecimento é essencial. Sendo um componente emocional (em contraponto à “racionalidade” de um desconto), o reconhecimento não pode ser transferido ou trocado e costuma perdurar no tempo. São exemplos as badges (distintivos virtuais), os rankings e elogios públicos.
Estas ferramentas promovem sentimento de realização. Uma ideia de missão cumprida e premiação (em geral, não econômica, mas com impactos reais, vide as estrelinhas do Uber) por meio do conhecimento e aprovação da comunidade. Aliás, outra ferramenta, importante: incentivar o senso de pertencimento das comunidades, com temas que podem estar ligados ao core business da empresa ou dos interesses dos clientes.
Conheça os conceitos e aplicações dessas e outras ferramentas baixando gratuitamente o Guia de Ferramentas de Fidelização e Engajamento Parte 2 no banner abaixo.
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