Glossário da Fidelização explica termos e conceitos do Loyalty de forma simples e rápida

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A fidelização hoje faz parte do nosso dia a dia, mesmo quando não a percebemos. Seja como consumidores ou profissionais do mercado, nossos hábitos de consumo e atuação são impactados por programas e ações de Loyalty. Por isso o TSI decidiu criar mais uma ferramenta para o setor: um Glossário da Fidelização com termos da área.

Para se ter uma ideia da importância de estar atualizado com os jargões do setor, a recente pesquisa Pathways to Growth Guide, da Bond Brand/Visa, aponta que 78% dos consumidores são mais inclinados a fazer negócios com marcas que possuem programas de fidelidade, e outros 74% são mais propensos a recomendar marcas com bons programas.

Isso demonstra como o Loyalty hoje é imprescindível nas estratégias de negócios – e o porquê conhecer seus conceitos é crucial.

glossário da fidelização

O Glossário é um trabalho em progresso

Nosso Glossário da Fidelização é um material de consulta gratuito. O objetivo é a difusão de conhecimento e de temas do Loyalty, tanto para quem quer conhecer mais quanto para aqueles que atuam no segmento – e que muitas vezes precisam abordar e expor conceitos da fidelização em relatórios para outras áreas de suas companhias.

Em ordem alfabética, o glossário estreia com mais de 50 verbetes. Mas, como um trabalho em progresso, terá novas inserções semanais. Os itens ainda trazem artigos, podcasts e e-books como exemplos e links para os termos afins, de forma que há contexto e profundidade na explicação mesmo com textos de rápida leitura.

A fidelização no Brasil e no mundo

De acordo com o relatório Brazil Loyalty Programs Market 2022, o mercado brasileiro de fidelização cresceu 14,4% anualmente entre 2017 e 2021, devendo atingir o valor de US$ 3,05 bilhões este ano (essa estimativa inclui não apenas faturamento, mas valor das empresas, a cadeia etc.). Até 2026, esse valor deve atingir a marca de US$ 5,13 bilhões.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o país chegou no ano passado ao incrível número de 180,5 milhões de membros de programas de fidelidade. Ainda de acordo com a entidade, 2021 apresentou uma retomada do mercado, que movimentou R$ 6,05 bilhões, valor apenas abaixo do patamar pré-pandemia de 2019 (R$ 7,7 bilhões).

Também no ano passado, o CEO da gigante dos softwares de gestão corporativa Salesforce, Marc Benioff, apontou que os aplicativos de maior e mais rápido crescimento no mundo são os de Customer Relationship Management (CRM). Ele ainda completou afirmando que a expectativa de investimento mundial em CRM deve atingir quase US$ 115 bilhões até 2027.