[Radar TSI #176] Tendências da NRF, Loyalty B2B, expectativas e fidelização no setor de viagens e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #176, trazemos artigos sobre tendências de consumo digital da NRF, expectativas e fidelização no setor de viagens, Loyalty B2B e mais.
[PwC]
Mais que se adaptar, CEOs sabem que precisam reinventar seus negócios
Recém-lançada, a 27ª Global CEO Survey 2024, da PwC, indica a preocupação das lideranças com a viabilidade de seus negócios no longo prazo. Feita a partir de entrevistas com mais de 4.700 líderes empresariais em todo o mundo, incluindo o Brasil, ela aponta mais otimismo quanto ao crescimento econômico global em relação a 2023. Contudo, 41% dos respondentes no Brasil (45% no mundo) continuam não acreditando que suas organizações sobreviverão por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual.
Entre as razões para os CEOs acreditarem que suas empresas serão viáveis, está o desenvolvimento de novos produtos ou serviços (43%, por até dez anos, e 42%, por mais de anos). O documento é bastante rico e foi dividido em três seções:
O imperativo da reinvenção: A economia e apreensão dos CEOs quanto à viabilidade de longo prazo de seus negócios;
Transformação vital iminente: megatendências de mudança climática e disrupção tecnológica (como a IA generativa);
Seu roteiro de reinvenção: as iniciativas essenciais que as empresas podem adotar para estimular a reinvenção contínua.
[THE WISE MARKETER]
Relatórios trazem expectativas de viagens dos consumidores nos Estados Unidos
Como parte de uma série de relatórios em andamento, a empresa iSeatz publicou o 2024 Travel Trends Report. O documento duplo destaca as intenções de viagens dos consumidores norte-americanos para este ano, incluindo mudanças em hábitos de planejamento e reservas, comportamento de diferentes gerações e como as companhias de lazer e turismo vêm atuando para atender a essa demanda, além de análise e dicas de ações de fidelização na área.
Por exemplo, nos Estados Unidos, 63% dos adultos esperam ter de uma a quatro viagens a mais este ano, predominantemente, a lazer (80%); o planejamento tem destaque, com 81% dos consumidores organizando suas viagens com mais de um mês de antecedência, e 56% deles, de dois a seis meses antes; as gerações Millennials (38%) e Z (37%) querem viajar no mínimo três vezes mais que no ano anterior, com a tendência de combinar viagens de negócios e lazer, algo que pode ser mais bem explorado pelos programas de fidelidade.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
[MERCADO & CONSUMO]
Cinco tendências de consumo digital discutidas na NRF 2024
Entre os dias 13 e 16 de janeiro, Nova York sediou mais uma edição da maior feira mundial do varejo, a NRF 2024. Entre os muitos palestrantes, Michelle Evans, líder global de Varejo e Insights do Consumidor Digital da Euromonitor International, apresentou cinco principais tendências para esses consumidores e suas implicações para as empresas. Hoje, 5,3 bilhões de pessoas no mundo estão online, e apenas no Brasil, são 131,5 milhões de usuários conectados. As tendências:
Comércio intuitivo: Uso de IA para campanhas mais assertivas e experiência mais personalizada;
TikTok: Dois terços da Geração Z estão nesta rede, os varejistas precisam de conteúdos lá de alguma forma;
Inteligência: 59% da Gen Z e 53% dos Millennials pesquisam em sites de busca antes de comprar;
Recommerce 2.0: Economia e sustentabilidade se unem para impulsionar as compras de segunda mão;
Devoluções: a política de devolução de produtos faz parte da experiência e impacta diretamente na fidelidade do cliente.
[MIT SLOAN REVIEW BRASIL]
O marketing B2B, fidelização na fronteira entre a emoção e razão
Este artigo aborda as estratégias de marketing e retenção para o setor das empresas B2B e vai na linha de outros que já destacamos por aqui: mais pessoal e emocional. O autor cita, por exemplo, Gerald Zaltman, chefe de neurociência da Harvard Business School, que indicou que 95% das decisões de compras estão enraizadas em emoções. Assim, o marketing B2B deveria também ser uma conversa que fala diretamente àqueles que procura envolver, com comunicação criativa.
Além disso, o texto destaca o investimento no “capitalismo de stakeholders”, que não visa somente lucros, mas se importa com impactos em suas comunidades e, em última instância, com o planeta. O autor cita cases como o da Serasa Experian, que construiu uma plataforma de educação financeira aberta para qualquer pessoa, ou o da consultoria McKinsey & Company, que produz e disponibiliza gratuitamente notícias, estudos e artigos para o público em geral.