Já falamos algumas vezes no TSI sobre o quanto a tecnologia aprimorou os programas de incentivo, especialmente os que buscam o engajamento dos canais de marketing. A plataforma Fielo, por exemplo, e as inovações incorporadas pelo Loyalty 3.0, como Gamificação e Big Data, elevaram as possibilidades de relacionamento com equipes e parceiros.
Mas podemos dizer que o ponto alto da evolução trazida pelo Loyalty 3.0 é uma melhor compreensão da motivação humana. De nada adiantam ferramentas inovadoras se o programa de relacionamento não direcionar o seu foco no participante. Ele que exerce papel fundamental na conquista das metas.
Sendo assim, quanto mais uma empresa conhecer o seu público, mais forte será o engajamento. Afinal, será possível oferecer incentivos e premiações relevantes e adequados aos perfis, necessidades, expectativas e jornada do participante.
Os canais de marketing são os responsáveis por fazer com que os produtos saiam do fabricante e cheguem até o consumidor. É uma cadeia com diversos níveis, sendo que cada um possui características e agentes próprios. Sendo assim, pedem estratégias de relacionamento personalizadas.
Algumas situações demonstram a necessidade de engajar os canais, inclusive, falamos disso no post sobre canais de vendas. Um exemplo deste caso é a falta de informação sobre as pessoas que estão à frente das vendas e da distribuição dos produtos. Se a empresa não conhece suas equipes, dificilmente conseguirá traçar estratégias eficientes para manter um relacionamento valioso e de longo prazo com seus canais de marketing.
Explicar as estratégias e os objetivos da empresa e esclarecer o papel de cada equipe é essencial para o sucesso de um programa de incentivo. Para promover um canal constante de comunicação, é preciso encontrar as melhores ferramentas para um contato rápido e fácil com toda a equipe. Esses pontos de contato também são definidos a partir do perfil de cada público.
Alcançar o engajamento é um processo complexo. Envolve confiança e reconhecimento e é construído com doses diárias de valorização dos canais de marketing. Confiar nas aptidões dos funcionários é um dos caminhos, pois faz com que eles se sintam à vontade para produzirem da melhor forma.
Confiança e valorização dos times também estão estritamente ligadas à comunicação. Ao estabelecer um canal de relacionamento com transparência, a empresa posiciona as equipes sobre tudo o que pode impactá-las. Quanto mais certos sobre objetivos, valores e missão da empresa, mais engajado o grupo se torna.
Manter a mente aberta para ouvir feedbacks e um bom plano de ação para colocar em prática melhoramentos sugeridos. O feedback gera informação sobre o público, o mercado e a própria instituição. E também serve para esclarecer dúvidas a qualquer momento, diminuindo as chances de erro. Seja transparente na hora de compartilhar críticas e retornos recebidos e o plano de melhorias.
Promova reuniões para informar como estão as estratégias e como elas impactam as diversas áreas da empresa. É importante contar com as equipes dos canais de marketing para identificar oportunidades. Muitas vezes, quem trabalha na execução das estratégias consegue perceber melhor as falhas de algum processo ou conteúdo.
Growth marketing em programas de fidelidade: descubra como impulsionar programas de fidelidade com Growth marketing,…
O Radar TSI #214 trouxe estudos sobre a utilização de carteiras digitais, ação criativa do…
Descubra como criar programas de fidelidade exclusivos para marcas de luxo: tendências e melhores práticas
No próximo dia 10 de dezembro, o CEO da Valuenet e professor PhD, Marcelo Oliveira,…
O Radar TSI #213 trouxe estudos sobre Black Hat e White Hat na gamificação, programa…
Descubra como um e-mail marketing que encanta pode ajudar nas estratégias para engajar e fidelizar…