[Radar TSI #172] IA no setor de turismo, case de fidelização para Geração Z, workshop da Fielo e +

/ /Engajador
Tempo de leitura: 3 minutos

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #172, trazemos artigos sobre uso da IA no setor de turismo, um case de fidelização que engaja a Geração Z, workshop da Fielo e mais.


case geração z

[MIT TECHNOLOGY REVIEW]
IA como vantagem competitiva no setor de turismo

Segundo uma pesquisa da Oracle, 83% dos viajantes brasileiros querem que os hotéis ofereçam tecnologias que minimizem o contato com a equipe e outros hóspedes. E mais, 95% dos respondentes estão interessados em hotéis que usam seus dados e IA para oferecer ofertas mais relevantes, ou seja, personalizando sua experiência. Não é à toa, portanto, que o mercado de IA no setor tenha previsão de ultrapassar US$ 1,2 bilhão até 2026, de acordo com um relatório da IndustryArc.

E a inteligência artificial tem espaço para utilização em todas as etapas da jornada dos clientes: de ofertas customizadas para cada consumidor a chatbots e assistentes virtuais (92% dos entrevistados afirmam ter interesse em usar para solicitar atendimento nas próximas viagens), além de comandos por voz dentro dos quartos (63% dos respondentes entendem como item prioritário) e até mesmo antes de chegar às acomodações.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[PYMNTS]
Quando o cliente é parte ativa na ação de fidelização

Conhecer seu cliente e ouvir suas demandas é uma premissa básica dos negócios. Este artigo defende que é possível ir além, dando ao consumidor um papel ativo na montagem de um programa de fidelidade e em formas de recompensas e relevância mesmo fora da jornada de compra. O case apresentado é o da rede varejista de joias e brinquedos (voltados para adolescentes) norte-americana Claire’s, e seu programa reformulado com foco no cliente, o C.Club.

Atualmente, com mais de 18 milhões de membros, o programa tem como objetivo gerar recompensas mais depressa para os participantes e enriquecer sua experiência. A remodelagem da iniciativa e sua marca incluiu pesquisas com as gerações Z e Alpha e destaca a importância das comunidades. Outro exemplo de ação com foco no cliente é o da marca de produtos de beleza Ulta Beauty, que hoje atribui 95% de suas vendas diretamente ao programa de fidelidade.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[FIELO]
Workshop aborda criação e implementação de programas de fidelidade (desconto para assinantes TSI)

No dia 6 de dezembro, em São Paulo, ocorre o “Loyalty Workshop: Aprenda a Criar e Implementar Programas de Fidelidade para o seu Negócio”. Promovido pela Fielo, empresa especializada em plataformas de automação de incentivos, o evento é direcionado a profissionais de companhias B2C ou B2B, das áreas de Marketing e Vendas, estudantes, assim como responsáveis em cargos de liderança que planejam implementar programas de incentivos, Loyalty, CRM, marketing de relacionamento e customer centric.

O workshop será apresentado pelo especialista em Loyalty Management, Marcelo Custodio, PhD e professor universitário, que já treinou mais de 10.000 alunos no Brasil, México, Argentina e África do Sul, entre outros países. Em um único dia, das 9h às 18h, o evento oferece a oportunidade para dominar a metodologia “Six Building Blocks” na criação de programas de fidelidade. Assinantes TSI têm desconto de 25% com o cupom TSI25OFF.

INSCREVA-SE AQUI

 


[LOYALTY 360]
Gamificação para turbinar o engajamento e obter zero-party data

Uma forma sutil de influenciar comportamentos do consumidor, tirando proveito do entretenimento e gerando conexão emocional, a gamificação (não necessariamente um jogo em si, mas a utilização de seus atributos lúdicos) tem um lugar de honra em muitas iniciativas de fidelização. Ela não apenas engaja o cliente como também gera dados riquíssimos (zero-party data) para personalização, além de promover a criação de novos serviços e produtos.

Este texto explica alguns termos importantes da gamificação, como:
Mecânicas – Os elementos ‘tangíveis’ que geram uma experiência de jogo, como acumular pontos, badges, alcançar níveis, cumprir desafios e obter recompensas;
Dinâmicas – As forças motivacionais subjacentes para engajamento na experiência, como suprir a necessidade humana de status, recompensa, realização, competição, altruísmo etc.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 

pesquisa sobre fidelização 2023