[Radar TSI #232] Redes sociais e loyalty, participação dos brasileiros nos programas, o poder do marketing sazonal e +
//Engajador Tudo Sobre IncentivosRADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. Nesta edição do Radar TSI#232, reunimos estudos sobre as redes sociais e o loyalty, uma pesquisa sobre a participação dos brasileiros nos programas de fidelidade, artigo a respeito do poder do marketing sazonal nas estratégias de fidelização e muito mais.
[EMPLIFI]
Redes sociais e loyalty: o que os consumidores esperam das marcas hoje?
O estudo The Social Pulse, realizado em 2025 nos EUA pela Emplifi, analisou o estado de engajamento entre consumidores e marcas nas mídias sociais e trouxe insights valiosos relacionados à fidelização. Apesar dos dados não serem específicos do Brasil, eles oferecem direções importantes para a atuação dos programas de fidelidade nas redes sociais, considerando que os consumidores esperam que as marcas estejam presentes onde eles já estão, respondam rapidamente e entreguem valor real — e não apenas publicidade. Eles também buscam honestidade, entretenimento e senso de comunidade. O estudo reforça que os clientes querem se sentir parte de algo, e que a sensação de exclusividade nas redes sociais fortalece a fidelidade à marca.
Quando questionados sobre por que seguem determinadas marcas, a principal resposta foi que elas oferecem algo de valor — seja por meio de ofertas exclusivas, conteúdos envolventes ou conexões autênticas. As marcas que dominam esses aspectos conquistam a lealdade do público. Além disso, o atendimento ao cliente nas redes sociais vai muito além da resolução de problemas. Uma estratégia bem estruturada nesse canal constrói confiança, impulsiona conversões e incentiva a recorrência de clientes, segundo a pesquisa. Outro ponto relevante: 65% dos consumidores afirmaram confiar mais em conteúdos gerados por outros clientes do que em postagens de influenciadores. Assim, marcas que destacam experiências reais de seus consumidores fortalecem tanto a confiança quanto a fidelidade.
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[GIRO NEWS]
Pesquisa indica que 66% dos brasileiros participam de programas de fidelidade
A pesquisa “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, revelou que 66% dos entrevistados participam de algum programa de fidelidade. O estudo também destacou a crescente busca por conveniência e personalização nas compras. Os dados mostram que o consumidor brasileiro está disposto a investir mais em experiências: 41% afirmaram que gastariam mais em determinados produtos ou serviços, desde que a aquisição ofereça uma experiência inovadora e imersiva.
No varejo físico, 7 em cada 10 consumidores brasileiros (66%) aderiram a programas de fidelidade de supermercados, e, entre eles, 59% participam de duas a quatro iniciativas diferentes. Já no e-commerce, 59,7% dos respondentes fazem parte de programas de fidelidade de lojas virtuais. Em relação aos benefícios preferidos, 60,4% dos consumidores apontaram as milhas aéreas como a principal vantagem. Em seguida, aparecem os descontos (53,7%), o acesso a promoções exclusivas (42,3%) e a participação em sorteios (22,5%).
[OPEN LOYALTY]
O poder do marketing sazonal para a lealdade do cliente
O texto explora os motivos pelos quais o marketing sazonal é importante para a fidelização de clientes. Um dos principais pontos é a ajuda que essas ações oferecem para manter a relevância da marca. Ao adaptar sua comunicação às estações do ano ou a ocasiões especiais, sua empresa demonstra atenção ao que é importante para o consumidor naquele momento. Manter-se relevante reforça a lealdade à marca, fazendo com que, no momento da compra, o cliente pense primeiro em você. Alinhar campanhas a datas especiais também cria um vínculo emocional mais profundo com os consumidores. Quando o marketing conecta-se às emoções do público, ele sente que a marca compreende suas necessidades e valores — e essa conexão emocional pode transformar um comprador ocasional em um defensor fiel.
Além disso, feriados e ocasiões especiais são períodos em que as pessoas procuram presentes, experiências ou produtos para celebrar. Se a sua marca apresentar campanhas alinhadas a essas temporadas, ela se destaca e será mais facilmente lembrada. Oferecer pontos extras ou recompensas exclusivas nessas épocas também incentiva interações consistentes. Cada nova visita dos clientes se torna uma oportunidade para que percebam ainda mais valor, fortalecendo sua relação com a marca.
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[EXAME]
Com Sócio Plus, Sam’s Club aposta em benefícios exclusivos e crescimento digital
A Sócio Plus é a nova categoria de assinatura premium do Sam’s Club. A iniciativa faz parte da estratégia de consolidação do modelo de clube de compras no Brasil e da ampliação da base de sócios. Em 2022, quando passou a integrar o portfólio do Carrefour, a empresa contava com 2,1 milhões de associados, número que já ultrapassa 3,8 milhões atualmente. Esse crescimento reflete uma estratégia de marketing focada na transformação digital e na oferta de benefícios exclusivos, reforçando o pilar de fidelização ao incentivar a recorrência e aumentar o valor percebido da assinatura. Um dos destaques dessa evolução é a participação do canal online na captação de novos membros, que saltou de 3% para 50% em três anos, impulsionada pelo uso de tecnologia e dados para identificar e converter potenciais sócios.
Presente em mercados como Estados Unidos e México, a assinatura Sócio Plus chega ao Brasil com o objetivo de reconhecer os consumidores mais frequentes e ampliar ainda mais o valor da associação. Entre as vantagens da nova categoria estão cashback de até R$ 300 por mês (acima do limite de R$ 200 da categoria tradicional), descontos extras, cupons especiais, incluindo benefícios de aniversário, frete grátis em compras online, atendimento prioritário no SAC e acesso a eventos exclusivos, como jantares com chefs do MasterChef. Além disso, os associados Sócio Plus contam com benefícios em marcas parceiras, como Porto, Buddha Spa, O Boticário e Rentcars, além de vantagens em vinícolas parceiras, com degustações gratuitas.
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