Rankings e leaderboards são formas de reconhecimento de estratégias de gamificação, pois a competição é um dos mais eficazes fatores de engajamento. Este texto cita um artigo, hoje famoso, de Richard Bartle, pai dos jogos multiplayers online, no qual ele divide os jogadores em quatro tipos – e que, de certa forma, servem para membros de programas de fidelidade.
Eles podem ser conquistadores, matadores, exploradores e socializadores. Segundo a Brierley, as tabelas de classificação funcionam com todos esses tipos, mas principalmente com os dois primeiros, que aspiram a estar no topo ou não sair de lá. O texto aborda ainda o poder das badges no engajamento dos participantes, dando-lhes um senso de conquista e pertencimento.
O Radar TSI #264 explora discussões sobre como o Pix pode ser aliado do loyalty…
Mais de 90% dos brasileiros pagariam por benefícios extras em programas de fidelidade. Entenda o…
O Radar TSI #263 explora cases e insights sobre lealdade: superfãs de Wicked, assinaturas com…
Os dados do Panorama 2025 mostram que o cliente quer IA útil e relevante. Entenda…
A gamificação deixou de ser um “extra divertido” nos programas de fidelidade e passou a…
O Radar TSI #262 explora como a lealdade compartilhada ganha força com o novo recurso…