[Radar #144] Estudos apontam protagonismo das ações de fidelização, tendências de consumo e +

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RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar #144, destacamos artigos que trazem relatórios diversos apontando o protagonismo de programas de fidelidade para 2023, além das novas tendências de consumo, cuidados com personalização inconveniente e mais.


protagonismo programas de fidelidade

[CHEETAH DIGITAL]
Personalização inconveniente? A solução é zero-party data e programas de fidelidade

Este infográfico traz uma série de dados bastante reveladores sobre uso inadequado de informação dos consumidores. 30% dos respondentes afirmaram ter recebido uma personalização inconveniente, baseada em dados que eles não sabiam que foram compartilhados e outros 42% disseram que receberam personalização irrelevante. Exemplos disso são propagandas baseadas em informação sobre localização (67%) e sobre algo comentado próximo a um aparelho inteligente (61%).

O levantamento aponta como solução a utilização de zero-party data, os dados compartilhados voluntariamente pelos consumidores. Para consegui-los, a empresa precisa de transparência sobre o que fará com eles e também pode oferecer vantagens imediatas para seus clientes. O papel essencial dos programas de fidelidade (e personalização em escala) surge com o exemplo da Starbucks, cujos 27 milhões de membros geraram 54% de vendas.

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[MARIGOLD]
As tendências de consumo e o protagonismo dos programas de fidelidade

Nesta quarta edição do anuário Consumer Trends Index, a ameaça de uma recessão global coloca em foco a importância da fidelização dos clientes. O relatório traz dados e insights sobre as tendências de consumo e como atrair e reter os consumidores. 67% deles, por exemplo, citaram os programas de fidelidade de suas marcas favoritas como extremamente importantes para conquistar sua lealdade.

Além disso, 59% dos consumidores estão preparados até para pagar mais por suas marcas preferidas. Porém, um terço desses clientes trocaram de marca nos últimos 12 meses, dando como razão programas de fidelidade ruins, além da experiência online e privacidade de dados como problemas centrais. O levantamento foi feito com base em 6.833 consumidores de oito países (Austrália, França, Japão, Nova Zelândia, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha).

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[ZENDESK]
Relatório aponta maior ênfase na retenção de clientes por parte das empresas na AL

O relatório CX Trends 2023 reúne dados de entrevistas com quase 3.700 consumidores e 4.800 líderes empresariais do mundo todo, além de mais de 99 mil participantes do Zendesk Benchmark. De acordo com o documento, 70% dos respondentes disseram que gastam mais quando as experiências parecem conectadas e fluidas e 62% sentem que a maioria das empresas poderia fazer um trabalho mais personalizado.

Dividido por regiões globais, o relatório mostra que 87% das lideranças empresariais da América Latina afirmaram que suas companhias darão maior ênfase à retenção de clientes devido às condições econômicas. Mais, o sentimento do consumidor é algo que começa a ter peso cada vez maior, seja durante a jornada ou no serviço ao cliente. 60% dos consumidores compraram de outra marca por conta do atendimento recebido.

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[MUNDO DO MARKETING]
NRF: Lojas físicas não serão mais só pontos de venda

Debates no maior evento do varejo mundial, a NRF (National Retail Federation), que ocorreu este mês em Nova York, deram conta este ano do novo papel estratégico das lojas físicas, não mais como apenas um ponto de vendas, mas centrais para diversas etapas operacionais, como logística, e link com o mundo virtual e mídias. O objetivo é eliminar fricções na jornada do consumidor com uma integração omnichannel.

Essa transformação visa impactar a consumer experience (CX), e como exemplos surgem Starbucks e Google. O texto fala também sobre a importância do treinamento das equipes para esse novo papel das lojas físicas, agora não mais apenas como vendedores, mas conhecedores da marca e de suas interações digitais. Reconhecimento e valorização desses colaboradores será fundamental para seu engajamento e, claro, a fidelização dos clientes finais.

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