Já falamos aqui no blog sobre a importância do relacionamento entre as organizações como um fator decisivo para promover o crescimento das vendas e da produtividade. Mas engajar clientes B2B (Business-to-Business) não é uma tarefa simples. Exige planejamento e estratégias inovadoras. E se você deseja incentivar lealdade nesse nicho de mercado vai perceber que a solução pode estar no desenvolvimento de programas de incentivo e relacionamento.
Vamos mostrar como esses programas podem ser úteis para incentivar comportamentos, engajar clientes e mais: aumentar o retorno do seu investimento.
Assim como nos segmentos B2E (Business-to-Employee) e B2C (Business-to-Consumer), no mercado B2B também é necessário entender o perfil do público para estimular engajamento. Aliás, essa deve ser uma etapa fundamental na fase de planejamento.
Para entender os desejos desse cliente diferenciado é necessário identificar suas dores e incorporar, de forma eficaz, um programa de incentivo.
E para que você alcance sucesso com essa solução, veja quatro fatores para otimizar programas de incentivo e relacionamento e aumentar a aderência de clientes B2B.
Saber quais suas dificuldades e de que modo os produtos e serviços oferecidos podem ser atrativos irá auxiliar na definição de estratégias. Como exemplo, podemos citar o caso da Sirona, referência no segmento de tecnologia para odontologia. A empresa incrementou o relacionamento com seu público (clínicas, consultórios e laboratórios odontológicos) utilizando a plataforma implementada pela Valuenet Incentive Solutions e otimizando as estratégias de comunicação e marketing. Dessa forma, além de engajar seus clientes, a Sirona conseguiu um excelente retorno do investimento.
A tecnologia é um excelente recurso para auxiliar a gestão do relacionamento de uma empresa com seus clientes. Por exemplo, com o Fielo – plataforma de gestão de programas de incentivo e fidelização – é possível gerenciar uma série de informações, constituindo uma base de dados rica. Essa tecnologia auxilia na estruturação do Big Data, fornecendo insumos para a área de business intelligence do negócio.
Invista em programas de relacionamento com canais de comunicação efetivos. Isso vai ajudar a coletar mais informações e mapear os perfis dos públicos. Dessa forma, incentivar comportamentos e promover recompensas atraentes fica bem mais fácil. E não esqueça de utilizar estratégias de gamificação. Essa é a grande aposta da Valuenet para promover o engajamento de forma efetiva. As possibilidades para o uso de gamificação nas empresas são inúmeras: desafios, placares de líderes, medalhas, badges. Enfim, quando se trata desse recurso, o céu é o limite!
Outra forma interessante de aumentar o engajamento entre uma empresa e seus clientes B2B é oferecer cursos e treinamentos. Você pode utilizar esse momento para medir o quanto seus clientes conhecem a sua marca. Além de educá-los sobre seus produtos e serviços, essa estratégia irá fortalecer o relacionamento entre os envolvidos.
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