[Radar TSI #180] Projeto de lei sobre programas de fidelidade e milhas, o poder das reviews e +

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RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #180, apresentamos artigos sobre o projeto de lei das milhas e programas de fidelidade que avança na Câmara dos Deputados, o poder das reviews, o futuro do e-commerce e mais.


poder das reviews

[VALOR ECONÔMICO]
Projeto de lei sobre milhas e programas de fidelidade pode dificultar o desenvolvimento dessas iniciativas

Avança em regime de urgência na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa regulamentar milhas e programas de fidelidade, na esteira do caso 123 milhas, que impediu milhares de consumidores com passagens compradas de viajar. O projeto proíbe a cobrança de taxas adicionais pelas empresas, torna os pontos imprescritíveis, sem prazo de validade, autoriza a venda para outras pessoas e até transferência a herdeiros.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) defendeu a autorregulação do setor e pediu um debate mais aprofundado sobre o projeto de lei, argumentando que parte das iniciativas propostas pode até inviabilizar os programas de fidelidade. “Nenhuma empresa pode se comprometer de forma ilimitada, assumindo prazos indeterminados ou excessivamente longos para a concessão de um benefício”.

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[PR NEWSWIRE]
Bank of America e Starbucks promovem parceria de benefícios

Parcerias entre bancos e companhias aéreas, com cartões especiais para os programas de fidelidade, já são parte da paisagem em Loyalty. Mas, sob concorrência forte, os serviços bancários tentam ampliar os benefícios para seus clientes, como o Bank of America, que agora irá garantir a milhões de correntistas, nos Estados Unidos, 2% de cashback e uma estrela a cada US$ 2 gastos na Starbucks, ao cadastrarem um cartão de débito ou crédito no programa.

A iniciativa soma-se a outras vantagens do programa de fidelidade do banco, o BankAmeriDeals, que foi lançado em 2012 e conta hoje com mais de 45 milhões de participantes. Com antigas versões, o Starbucks Rewards está na praça desde 2009 e possui 34,3 milhões de membros ativos. Para se ter uma ideia de sua força, apenas nas lojas operadas pela empresa nos Estados Unidos, os usuários do programa respondem por 59% do orçamento.

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[ANTAVO]
Falem bem e falem de mim, o poder do boca a boca

A tecnologia não suplantou – na verdade, turbinou – uma das formas mais eficazes de promoção de marca: o boca a boca. Este artigo aborda a importância dessas referências nas comunidades e da força das reviews em um mundo digital. De acordo com um relatório da Roundel, a Geração Z valoriza bastante as recomendações pessoais, com 40% deles confiando nas dicas de seus círculos privados.

Além disso, um levantamento sobre o impacto das avaliações online de consumidores feito pela Gartner aponta que mais da metade das pessoas pesquisam reviews sobre o tipo de produto ou serviço que desejam antes da compra. O texto mostra como a construção de confiança e comunidade auxiliam na geração de um bom boca a boca. Além disso, traz cases de marcas que vêm conseguindo boas referências e como os programas de fidelidade podem incentivar essas ações.

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[THINK WITH GOOGLE BRASIL]
O futuro do e-commerce também se baseia na retenção do cliente

Em entrevista no Youtube ao programa Future Ready, da Google, o EVP e CMO do Mercado Livre, maior negócio de comércio eletrônico e fintech da América Latina, Sean Summers, discute tendências, como o social commerce, e o futuro do e-commerce na região. Hoje, com uma receita na casa dos US$ 10 bilhões, a empresa buscou tornar a experiência do cliente melhor e mais simples, via tecnologia, deixando de ser um “marketplace de consumidor para consumidor para ser um enorme ecossistema”.

Segundo Summers, uma pesquisa interna mostrou que 1 milhão de pessoas na América Latina vive principalmente do que ganha no Mercado Livre, com o Mercado Pago. Ele também afirmou que o modelo de negócio da companhia se baseia no retorno das pessoas. “É muito caro conseguir um usuário. Você tem que trazer pessoas, oferecer uma experiência boa”. Não à toa, no ano passado, houve uma renovação de seu programa de fidelidade, com benefícios por assinatura, que passou a se chamar Meli+, e que inclui de frete grátis a cashback e serviços de streaming, entre outros.

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