Já mostramos aqui no Tudo Sobre Incentivos mais informações sobre a metodologia Canvas aliada ao conceito de Loyalty e como ela pode ser aplicada no planejamento estratégico de programas de relacionamento.
Hoje iremos mostrar na prática como essa ferramenta pode ser útil no setor de agronegócios, por exemplo.
Qual a utilidade da metodologia Loyalty Canvas?
Para qualquer tipo de indústria, é primordial analisar as características e objetivos do seu negócio, o perfil e comportamento (real e desejado) do público alvo e as oportunidades a serem exploradas para o desenvolvimento de um programa de fidelidade e incentivo.
A função do Loyalty Canvas é diagnosticar, por meio do seu esquema visual, as estratégias que podem ser usadas para tornar suas iniciativas de marketing de relacionamento mais abrangentes, relevantes, e para garantir um real engajamento de seus públicos.
Para que você compreenda como funcionam as etapas do método e como o processo flui, vejamos um exemplo do setor de agronegócio.
Para qual público o programa será destinado? No caso do setor de agronegócio, existem públicos específicos a serem incentivados:
A fim de atingir os objetivos traçados, é preciso identificar os perfis dos participantes e os comportamentos desejados. No caso do exemplo acima, poderíamos incentivar:
Outra medida privilegiada na metodologia Canvas é identificar os tipos de premiações destinadas aos participantes do programa de incentivo. Aqui um fator deve ser considerado: as recompensas devem ser personalizadas; devem levar em conta o perfil dos participantes e os comportamentos que serão incentivados.
Perceba que para motivar de verdade os prêmios devem garantir experiências únicas, marcando a trajetória do participante no programa ao longo do tempo. É interessante sempre diversificar, indo além da tradicional bonificação em dinheiro. Tomando como base nosso exemplo, as recompensas podem ser:
Se você tem interesse em saber mais sobre a metodologia do Loyalty Canvas, acesse nosso conteúdo rico abaixo.
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