Radar

[Radar TSI #174] Marketing preditivo no Loyalty, recompensar responsabilidade socioambiental e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #174, trazemos artigos sobre a importância do marketing preditivo para fidelização, atenção à responsabilidade socioambiental dos consumidores, dois cases de sucesso de gamificação e mais.


[THE WISE MARKETER]
Recompensar comportamentos socioambientais responsáveis é o futuro

Será que os clientes que mais consomem, e que hoje são os maiores beneficiários de programas de fidelidade, podem ser vistos como vilões pelas novas gerações? Afinal, é deles a maior pegada de emissão de carbono (sendo, inclusive, recompensados, como quem mais utiliza voos, por exemplo). Este artigo aponta que a mudança de comportamento das pessoas, não apenas das novas gerações, pode fazer com que elas queiram ser recompensadas por não poluir ou contribuir com as soluções para o planeta e a sociedade.

Isso pode tirar o foco da recompensa de fatores mais transacionais para LTV e sustentabilidade, reconhecendo outros comportamentos e se alinhando aos valores de seus clientes (o que efetivamente gera fidelização). O autor então propõe que, mais do que as antigas tiers como bronze, prata ou ouro, sejam utilizadas novas camadas, que recompensem ações de impacto socioambiental, como verde (plantar uma árvore), rosa (decisões de saúde e vida saudável) e azul (proteger os oceanos, rios e mangues), por exemplo.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[KELLOGG SCHOOL OF MANAGEMENT]
A disposição em pagar dos consumidores (e como a fidelização pode influenciá-la)

Este artigo aborda o conceito de disposição em pagar (o preço máximo que um consumidor concorda para um produto ou serviço). Novos métodos de avaliação tentam dar conta de contextos e opções comparativas com que as pessoas lidam em suas jornadas de compras para estimar melhor o valor do que as empresas têm a oferecer, nem muito alto que desestimule a compra, nem muito baixo que gere prejuízo (como exemplo, o preço de uma mesma cerveja, comprada de um ambulante, nas ruas, e em um bar de um hotel cinco estrelas).

A ideia do contexto e comparação nas situações é crucial (saber contra o que se compete, pois isso influencia o consumidor). E ainda mais no campo da fidelização, pois suas ações e programas são diferenciais que alteram a percepção de valor dos consumidores, especialmente se há conexão emocional e alinhamento de valores éticos. Eles estarão dispostos a não somente mudar suas rotinas pelas vantagens de um programa como até a pagar mais para obter seus benefícios.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 


[MIT TECHNOLOGY REVIEW]
O marketing preditivo na fidelização de clientes

Engajamento dos clientes via personalização, com senso de encantamento e de “essa marca me entende”, é uma busca incessante hoje. Este texto mostra que o marketing preditivo será uma das soluções para isso. A partir de algoritmos, modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, pode-se prever resultados com base em dados históricos, gerados pelas próprias empresas no relacionamento com os consumidores. Segundo a McKinsey, 64% das companhias no segmento B2B pretendem aumentar o orçamento nessa área.

Um dos cases do artigo demonstra a importância dos programas de fidelidade para essa estratégia, não somente como canal de comunicação com o cliente, mas para geração de insights. A Starbucks personaliza seu atendimento e ofertas com uso intensivo dos dados coletados em seu programa, aumentando, assim, a relevância de novos produtos para o consumidor. Por exemplo, a empresa descobriu que 43% de seus clientes que consumiam chá não adoçavam a bebida, lançando, então, uma linha de chás gelados sem adição de açúcar.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 


[MEIO & MENSAGEM]
Dois cases de gamificação que mantém os clientes engajados com as marcas

Está mais do que comprovada a eficácia da utilização da mecânica dos games no engajamento de consumidores. Isso pode ser traduzido por pontos e badges ganhos ou fases liberadas como recompensas por ações (ligadas ou não à jornada de compra). E os programas de fidelidade estão entre os melhores canais para essa estratégia, como aponta este artigo com dois cases de sucesso: Shopee e C&A.

Como parte da estratégia global, a Shopee desenvolveu uma dezena de jogos, com quase 2 milhões de jogadores. O objetivo é monetizar o tempo e o engajamento dos consumidores, com as moedas Shopee funcionando como um tipo de cashback. Já o programa da C&A, o C&A&VC, oferece benefícios como descontos a quem acumula &mojis cumprindo missões. Para se ter uma ideia dos resultados, este ano, o gasto médio dos membros atingiu patamares 135% maiores em comparação aos usuários que não participam do game.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO

 

Conteúdos recentes

[Radar TSI #214] Brasileiros e as carteiras digitais, pix do Burger King, segurança nos programas e +

O Radar TSI #214 trouxe estudos sobre a utilização de carteiras digitais, ação criativa do…

% dias atrás

Como criar programas de fidelidade para marcas de luxo: tendências e melhores práticas

Descubra como criar programas de fidelidade exclusivos para marcas de luxo: tendências e melhores práticas

% dias atrás

TSI promove 2ª edição da masterclass gratuita sobre uso do modelo Loyalty Canvas

No próximo dia 10 de dezembro, o CEO da Valuenet e professor PhD, Marcelo Oliveira,…

% dias atrás

[Radar TSI #213] Black Hat e White Hat na gamificação, fidelidade para criadores de conteúdo, liderança centrada no cliente e +

O Radar TSI #213 trouxe estudos sobre Black Hat e White Hat na gamificação, programa…

% dias atrás

E-mail marketing que encanta: estratégias para engajar e fidelizar clientes na Black Friday

Descubra como um e-mail marketing que encanta pode ajudar nas estratégias para engajar e fidelizar…

% dias atrás

[Radar TSI #212] Líderes que não valorizam fidelidade do cliente, público 50+ e as farmácias, porque os programas falham e +

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações…

% dias atrás