[Radar TSI #161] Loyalty no varejo rápido chinês, programa para especificadores, tendências e +

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RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar TSI #161, trazemos artigos sobre o Loyalty no setor chinês de bens de rápida circulação, programa para especificadores, tendências de consumo para o futuro próximo e mais.


loyalty no varejo rápido

[CHINA DAILY]
Fidelização é um dos desafios do setor de bens de rápida circulação na China

Na China, uma pesquisa da NielsenIQ no setor de bens de consumo de rápida circulação (alimentos embalados, bebidas, cosméticos, remédios etc) mostra a preocupação das empresas com mudanças no comportamento dos consumidores e nos canais de distribuição e também com queda nos lucros. Inquiridos sobre os principais desafios, o top 3 dos empresários foi como desenvolver uma estratégia omnichannel (51%), como promover fidelidade do consumidor (46%) e como atrair novos clientes (44%).

É interessante notar que nesse acirrado setor de mercado chinês a fidelização está empatada em importância com a necessidade de estar presente em diferentes canais e a de atrair novos consumidores. Desse mercado podem surgir novas tendências e estratégias de Loyalty. A pesquisa ainda mostra diferenças entre as preocupações de grandes e pequenas companhias e de empresários europeus e norte-americanos comparados aos seus pares chineses.

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[EXAME]
Programa de relacionamento com especificadores impacta o varejo

Uma ideia que ganha cada vez mais adeptos, o direct to consumer (D2C) é uma forma de empresas B2B estreitarem a ligação com o cliente final. Mas não é exatamente algo novo e a Portobello Shop é um exemplo. Criada há 25 anos como franquias de varejo da fabricante de revestimentos cerâmicos, hoje as suas 150 lojas vêm obtendo um crescimento robusto mesmo em um mercado em desaceleração, sendo a logística e seu programa de fidelização duas das razões.

A rede possui um dos maiores programas de relacionamento com especificadores do setor, com 40 mil arquitetos em sua base. Os profissionais ganham descontos exclusivos para os clientes por meio da indicação de produtos da marca. Em 2022, metade dessa base havia feito indicações, o que mostra alto engajamento com o programa. Além disso, a companhia está estruturando um CRM com os clientes finais, de forma a gerar inteligência sobre o consumidor e suas preferências.

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[THINK WITH GOOGLE]
Tendências globais moldando o varejo nos próximos cinco anos (ou menos)

Em um levantamento feito em conjunto com a Kantar e Bain, a Google analisou o comportamento de compras dos consumidores e identificou quatro tendências críticas que irão moldar o varejo nos próximos três a cinco anos: compras como uma experiência de ambientes múltiplos, onde conteúdo e comércio se mesclam; Geração Z dando as cartas (30% da população mundial); consumo consciente e de menos risco; e aquela que destacamos:

Fidelização via parcerias – 73% dos consumidores esperam que as companhias entendam suas necessidades e anseios, além de escolher marcas que se alinhem a seus valores. Isso impõe às empresas a necessidade de atuar em colaboração. O texto apresenta o case da Rappi, na América Latina, que como um superapp tem atendido diferentes demandas em um único lugar, além de agregadores de Loyalty (moedas de um programa que valem para outros ou benefícios compartilhados); e com serviços de entrega de ‘última milha’ de forma a gerar melhores jornadas e experiências de compra.

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[CONSUMIDOR MODERNO]
Quem são e o que querem os consumidores de 2025

Este artigo traz um recorte sobre tendências de consumo e perfis dos clientes, de acordo com um relatório da consultoria WGSN, chamado Consumidor do Futuro 2025. Segundo o levantamento, as pessoas estarão mais preocupadas com comunidade, com economia de tempo e com as conexões pessoais, todos esses fatores básicos de fidelização. Os consumidores foram divididos, então, em quatro perfis:

Neoniilistas – Em busca de um propósito, desiludidos, em geral são cativados pela honestidade, humor e autenticidade;
Redutores – Cansados de telas, preferem conexão com o mundo real, comunidades e compartilhamento de valores;
Protetores do tempo – Querem comodidade, tempo livre, enriquecimento pessoal e não material;
Pioneiros – São atraídos pelas novidades, como o metaverso, designs inteligentes, e conexão físico-digital.

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