Radar

[Radar #115] Gamificação em programas de fidelidade para engajar e aumentar receitas

RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar #115, vamos falar sobre a gamificação para engajar consumidores e aumentar receitas.


 

[FORBES]
Gamificação para engajar consumidores e aumentar receitas

Sabe a diferença entre aguardar seu grupo ser chamado para o entrar no avião e embarcar primeiro por ser um membro platinum, por exemplo? São camadas, com diferentes  vantagens e exclusividades, típicas da gamificação. Este artigo reforça o valor dessa técnica e mostra como aplicá-la a outros tipos de programas e estratégias de fidelização. Uma regra básica é que a recompensa deve ser adequada ao esforço requerido para realizar a tarefa.

Há também a questão do timing, a recompensa não pode ser apenas ao final, quase inatingível, tem de haver pequenas vantagens pelo caminho. É preciso ainda utilizar dados primários de seus clientes para personalização, tecnologia (como machine learning e IA) e sempre informar os membros de seus progressos e prêmios. Segundo o Boston Consulting Group, marcas que conseguem aplicar gamificação, e de forma personalizada, veem um aumento de receitas de 6% a 10%.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)

 

Conteúdos recentes

[Radar TSI #260] Americanas lança novo programa de fidelidade, pontos sobem no ranking da lealdade, a economia do prompt e +

O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…

% dias atrás

Participar ou não participar: o que move (ou trava) o engajamento nos programas de fidelidade

A participação em programas de fidelidade atinge 88,3% em 2025, com avanço em coalizões, farmácias…

% dias atrás

[Radar TSI #259] Atenção fragmentada e o desafio de engajar, experiências conectadas, Starbucks volta às origens e +

O Radar TSI #259 explora a escassez de atenção e seus impactos no engajamento, as…

% dias atrás

Comprar, engajar, abandonar: os sinais que não podem ser ignorados

O Panorama da Fidelização 2025 revela que consumidores compram por valor funcional, mas permanecem por…

% dias atrás

[Radar TSI #258] De anúncios a interações, Brasil dita tendências em fidelização, Black Friday e o poder do mobile e +

O Radar TSI #258 explora o potencial dos rewarded ads, destaca por que o Brasil…

% dias atrás

O que move a fidelização hoje: aprendizados do 8º Fórum da ABEMF

Aprendizados do 8º Fórum da ABEMF: números do setor, estudo TSI + ABEMF e cases…

% dias atrás