RADAR é uma curadoria do Tudo Sobre Incentivos, um espaço dedicado a comentários e indicações de conteúdos relacionados ao mundo da fidelização e do engajamento. No Radar #115, vamos falar sobre a gamificação para engajar consumidores e aumentar receitas.
Sabe a diferença entre aguardar seu grupo ser chamado para o entrar no avião e embarcar primeiro por ser um membro platinum, por exemplo? São camadas, com diferentes vantagens e exclusividades, típicas da gamificação. Este artigo reforça o valor dessa técnica e mostra como aplicá-la a outros tipos de programas e estratégias de fidelização. Uma regra básica é que a recompensa deve ser adequada ao esforço requerido para realizar a tarefa.
Há também a questão do timing, a recompensa não pode ser apenas ao final, quase inatingível, tem de haver pequenas vantagens pelo caminho. É preciso ainda utilizar dados primários de seus clientes para personalização, tecnologia (como machine learning e IA) e sempre informar os membros de seus progressos e prêmios. Segundo o Boston Consulting Group, marcas que conseguem aplicar gamificação, e de forma personalizada, veem um aumento de receitas de 6% a 10%.
ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO (EM INGLÊS)
O Radar TSI #260 explora o lançamento do novo programa de fidelidade da Americanas, crescimento…
A participação em programas de fidelidade atinge 88,3% em 2025, com avanço em coalizões, farmácias…
O Radar TSI #259 explora a escassez de atenção e seus impactos no engajamento, as…
O Panorama da Fidelização 2025 revela que consumidores compram por valor funcional, mas permanecem por…
O Radar TSI #258 explora o potencial dos rewarded ads, destaca por que o Brasil…
Aprendizados do 8º Fórum da ABEMF: números do setor, estudo TSI + ABEMF e cases…